Notícias / Meio Ambiente

24/11/16 às 13:31

Canarana - Alunos participam de plantio para reflorestar área urbana

Michel Fasolo – JOP

Edição para Água Boa News, Clodoeste Kassu

Imprimir Enviar para um amigo
Canarana - Alunos participam de plantio para reflorestar área urbana

Alunos realizam plantios dentro do Programa Aroeira no âmbito da Campanha Y Ikatu Xingu

Foto: Michel Fasolo

Alunos da Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) Nova Era, realizaram na manhã desta quarta-feira (23), um plantio de árvores em uma área do loteamento Flamboyant II, colada a uma área de Preservação Permanente (APP), e que está dentro da Bacia do Rio Tanguro. Nesta APP existe uma nascente que abençoa com água muitas chácaras antes de desaguar no rio.
 
Raquel, estudante da EMEB Nova Era realizando o plantio de árvores. Foto: Michel Fasolo
Raquel, estudante da EMEB Nova Era realizando o plantio de árvores. Foto: Michel Fasolo
 
O plantio faz parte do trabalho que pretende restaurar as APPDs (Áreas de Preservação Permanente Degradadas) da Bacia do Rio Tanguro, rio que fornece água para os moradores da cidade de Canarana, além de moradores da zona rural e indígenas. O trabalho é realizado dentro do Programa Aroeira no âmbito da Campanha Y Ikatu Xingu.

Na ocasião estiveram presentes alunos do 4º ano. Foram cerca de 30 crianças com idades entre 9 e 11 anos, juntamente com a professora responsável, a diretora da escola e representantes das organizações parceiras.

Alunos participado de iniciativa socioambiental no loteamento Flamboyant II. Foto: Michel Fasolo
Alunos participam de iniciativa socioambiental no loteamento Flamboyant II. Foto: Michel Fasolo
 
O plantio foi uma parceria entre a EMEB, Instituto Socioambiental (ISA), Rede de Sementes do Xingu (RSX), Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Canarana (COMDEMA), Prefeitura Municipal e o proprietário do loteamento Flamboyant II.

Antes do plantio, os coordenadores do projeto realizaram uma palestra educativa e ações de conscientizações junto aos alunos da EMEB Nova Era. O foco foi a preservação dos meios naturais e a conservação da água do município.

A professora Lisonete Fernandes da Costa, disse que é apaixonada pelo meio ambiente e pela natureza. Ela já tinha participado de iniciativas socioambientais juntamente com o ISA, porém esta foi a primeira vez que realizou esse tipo de trabalho com os alunos da EMEB Nova Era.

“O Programa Aroeira é muito importante e, junto com o plantio, nós realizamos um trabalho pedagógico com as crianças para que elas saibam da importância das cabeceiras de nossos rios. Além de tudo, as crianças aprendem a conservar e preservar os recursos naturais. Esse programa incentiva o que está acontecendo hoje aqui. Essas árvores que estamos plantando, ficarão para as futuras gerações. É mais um trabalho hoje, pensando no futuro”, concluiu a professora.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet