Notícias / Cidades

14/11/16 às 17:23

Primeira escola estadual de Canarana será reconstruída

Anúncio foi feito pelo secretário de Educação, Marco Marrafon, durante visita a EE 31 de Março neste fim de semana

Camila Cecílio | Seduc-MT

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Primeira escola estadual de Canarana será reconstruída

Foto: Gcom

Marlene era criança quando chegou em Canarana com a família ainda na década de 1970. Naquela época o município, fundado oficialmente em 1975, recebia seus primeiros colonizadores, vindos do sul do país, atraídos pela agricultura local. Com isso, surgia também a primeira escola estadual da cidade, a 31 de Março, que começou debaixo de u de manga. Hoje, professora da rede estadual há 33 anos, Marlene Fátima Arens lembra do começo de um sonho que dura há mais de 40 anos, que é o funcionamento da escola. “Fiz todo o ensino fundamental e fui professora aqui por 21 anos, passei minha vida inteira nesse lugar”, diz com orgulho.

Localizada em um espaço amplo e arborizado, a Escola Estadual 31 de Março conta com cerca de 700 alunos, 38 professores e projetos capazes de mudar a realidade do ambiente escolar, como o Prinart e o Educomunicação. No entanto, como a maioria das escolas estaduais de Mato Grosso, a unidade possui estrutura física antiga e apresenta uma série de problemas que já não podem mais serem solucionados com reforma completa.

A diretora Valéria Mendes Moreira, que já está no segundo mandato, garante que o anseio de toda a comunidade é ver a escola reconstruída, uma vez que metade da população de Canarana estudou ali. “Essa é uma escola muito querida por todos, muito amada e de muita importância para todos nós, afinal todos têm uma história para contar sobre esse lugar”, comenta. E, para a diretora, a boa notícia chegou neste final de semana, durante a terceira edição da Caravana da Transformação, realizada no município pelo Governo do Estado.

Em visita à unidade escolar, o secretário de Estado de Educação, Esporte e Lazer, Marco Marrafon, anunciou que a escola será reconstruída em breve. De acordo com ele, um estudo de absorção da rede será feito para verificar se as demais escolas do município podem absorver os alunos da EE 31 de Março enquanto um novo prédio é construído no lugar do antigo. “Percebemos que se trata de uma escola histórica e que não têm mais condições de receber reparos ou reformas, mas sim uma nova estrutura para assegurar educação de qualidade a cada um desses 700 alunos que aqui estudam”, observa Marrafon.

“Nasce uma nova esperança nos nossos corações porque veremos a nossa escola bonita de novo”, afirma a diretora Valéria. Já a professora Marlene lembra das inúmeras vezes que pediu para que técnicos da Secretaria de Educação fossem ao município quando era assessora pedagógica. “Há muitos anos não recebíamos ninguém aqui, estamos muito felizes com a oportunidade de mostrarmos de fato o que está acontecendo na educação estadual de Canarana”.

Visitas                                                                
                                
Marrafon também visitou as outras duas escolas estaduais da cidade, a EE Paulo Freire e a EE Norberto Schwantes para verificar de perto as demandas de cada unidade e dar os devidos encaminhamentos para solucionar os problemas detectados.

A assessora pedagógica de Canarana, Silvia de Moura Faitão, comenta que hoje as principais necessidades das escolas estão relacionadas à estrutura física. “Hoje precisamos de reformas, ampliação de salas e da construção da nova 31 de Março. A parte pedagógica está tranquila, mas a estrutura física deixa a desejar e isso afeta o trabalho dos professores”, conta.

Para a profissional, a visita do secretário Marco Marrafon ao município serviu não apenas para relatar os problemas, mas também para aproximar a Seduc dos professores, alunos e comunidade. “Isso é muito importante para nós, pois há muitos anos não recebíamos uma visita assim. Esperamos que os sonhos dos nossos alunos e profissionais, que são essas melhorias, sejam realizadas a partir de agora com o secretário”, pontua. 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet