Notícias / Cidades

09/11/16 às 10:09 / Atualizada: 09/11/16 às 10:21

Canarana - Setas leva serviços de cidadania para Caravana da Transformação

Regularização de documentos, palestras e cursos estão na cartela de atendimentos disponibilizados

Aline Coelho | Setas-MT

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Canarana - Setas leva serviços de cidadania para Caravana da Transformação

Foto: Jana Pessôa/Setas-MT

A população de Canarana e mais 19 municípios da região noroeste do Estado serão beneficiados pelos serviços de emissão de documentos e cursos de capacitação ofertados pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT). Os atendimentos serão feitos na 3ª edição da Caravana da Transformação, que ocorre nesta sexta-feira e sábado (11.11 e 12.11).

Além de Canarana, as ações podem beneficiar moradores de Araguainha, Barra do Garças, Novo São Joaquim, Alto Boa Vista, Bom Jesus do Araguaia, Luciara, Novo Santo Antônio, São Félix do Araguaia, Serra Nova Dourada, Água Boa, Campinápolis, Cocalinho, Gaúcha do Norte, Nova Nazaré, Nova Xavantina, Querência, Ribeirão Cascalheira, Ribeirãozinho e General Carneiro.

Os serviços que serão ofertados pela Setas são: 2º via de Certidões de Nascimento, Casamento e Óbito, 1º e 2º vias do Cadastro de Pessoa Física (CPF), fotocópias e plastificação de documentos, fotos 3/4 e Declaração de Hipossuficiência. Os interessados devem procurar o “Espaço Cidadania”, no Estádio Municipal, entre as 7h e 16h. O atendimento será realizado por ordem de chegada.

O titular da Setas, Valdiney de Arruda, lembra que o órgão trabalha com a atenção voltada para o atendimento de pessoas vulneráveis e destaca a importância dos serviços prestados. “A documentação auxilia em questões práticas da vida da população. A posse do documento também leva às pessoas o sentimento de existência, elas deixam o limbo da invisibilidade social, e passam à condição de cidadãos”.

Trabalho

Durante a Caravana da Transformação, o Sistema Nacional de Emprego (Sine) ofertará cursos que serão realizados em uma etapa, na sexta-feira ou no sábado, em salas móveis da Setas no espaço. Das 150 vagas de capacitação ofertadas, 10 são para o curso de corte de cabelo, 20 para designer de sobrancelha, 20 para penteado, 20 para depilação egípcia e 80 vagas para oficina de bonecas.
 
Para participar dos cursos, é necessário realizar a inscrição na Secretaria Municipal de Assistência Social de Canarana até a quinta-feira (10.11). Além dos cursos, o Sine ofertará orientações sobre emprego e palestras sobre a formatação de currículos e a postura na entrevista de trabalho.

Mais serviços

O superintendente de Cidadania da Setas, Juliano Rabelo, conta que a parceria com as Secretarias de Ciência e Tecnologia (Secitec), Educação, Esporte e Lazer (Seduc), Cultura (SEC), Meio Ambiente (Sema), e Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), Polícia Militar (PM-MT), Procon Estadual, MT Fomento, Defensoria Pública, Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) proporciona mais serviços à população.

São ações como a de emissão de documentos (RG, Carteira de Trabalho e Carteira de Pescador Amador), declaração de hipossuficiência e cadastro no CAD Único. Também serão apresentados os programas como Ônibus Lilás, Proerd e Rede Cidadã, e o público da Caravana ainda receberá orientações sobre combate à violência contra a mulher, direitos do consumidor e no trânsito.

Nos dias 11 e 12, chamados “Dias D”, a Caravana da Transformação contará com a participação do governador Pedro Taques. Na oportunidade, o chefe do Poder Executivo Estadual receberá demandas dos prefeitos e consórcios e buscará solução para problemas enfrentados pelos municípios do Vale do Araguaia.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet