Notícias / Cidades

07/11/16 às 17:35

Canarana - Consultas da Caravana da Transformação começam nesta terça-feira

Thiago Andrade | Gcom-MT

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Canarana - Consultas da Caravana da Transformação começam nesta terça-feira

Foto: José Medeiros / Gcom-MT

A terceira edição da Caravana da Transformação começa nesta terça-feira (08.11), no município de Canarana. Pessoas com mais de 55 anos de todos os municípios da região Araguaia podem procurar o Estádio Municipal de Canarana para ter acesso à consulta oftalmológica de graça. Caso necessite, o paciente também poderá fazer cirurgias de catarata e pterígio em unidades móveis instaladas na cidade, com equipamentos de última geração.

Segundo o secretário de Estado de Governo, José Arlindo de Oliveira, que coordena a Caravana da Transformação, os três primeiros dias da iniciativa terão como foco as ações em saúde, com consultas oftalmológicas. Também na área de saúde, Arlindo destaca que a edição de Canarana será a primeira a oferecer atendimento odontológico, tendo crianças e adolescentes como público-alvo. Neste caso, também foram preparados veículos para fazer o atendimento.

A expectativa da organização é que sejam feitas mais de duas mil cirurgias oftalmológicas na terceira Caravana. Até o momento, 27 municípios da região já confirmaram que levarão pacientes para os atendimentos. “A Caravana da Transformação depende muito do apoio dos municípios. Canarana abraçou a causa e está sendo parceira na realização desta terceira edição. As prefeituras da região também estão nos dando apoio e levarão pacientes para realizar as consultas, exames e cirurgias”, disse.

Por dia, serão realizadas 800 consultas oftalmológicas. Caso sejam identificados problemas como catarata e pterígio, os pacientes serão encaminhados para cirurgias nas unidades móveis de saúde instaladas no local. Todos os procedimentos são acompanhados por equipes da Vigilância Sanitária e os pacientes têm a garantia de acompanhamento médico em todas as etapas do tratamento.

Além destes atendimentos, a Caravana da Transformação também contempla ações de cidadania, que nesta edição serão realizadas nos dias 11 e 12 de novembro (sábado e domingo). Nos dois dias, serão realizados serviços de emissão de documentos (RG, CPF, Carteira de Trabalho e Carteira de Pescador Amador). Também serão ofertadas orientações sobre combate à violência contra a mulher, seleção para vagas de trabalho pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine), entre outros benefícios.

Nos dias 11 e 12, chamados “Dias D”, a Caravana da Transformação contará com a participação do governador Pedro Taques. Na oportunidade, o chefe do Poder Executivo Estadual receberá demandas dos prefeitos e consórcios e buscará solução para problemas enfrentados pelos municípios do Vale do Araguaia.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet