Notícias / Água Boa

29/10/16 às 16:13

Indea MT emite nota de esclarecimento sobre ocorrido em Água Boa

Assessoria

Sedec-MT

Imprimir Enviar para um amigo
Em relação ao incidente ocorrido na última semana na Unidade Local de Execução do Indea em Água Boa, envolvendo servidores da unidade e um produtor rural da região após fiscalização sobre o uso de sementes em uma propriedade do município, a direção do instituto esclarece que: 

1. Acordo celebrado em junho deste ano entre o Governo do Estado e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) descentralizou a atividade de fiscalização do uso de sementes e mudas nas propriedades rurais de Mato Grosso e o estado aderiu ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária, aplicado às cadeias dos produtos de origem vegetal. Desta forma, a fiscalização do uso de sementes e mudas passou a ser atribuição do Indea, que conta com um quadro qualificado de 95 engenheiros agrônomos aptos a realizarem a fiscalização. 

O acordo firmado estabelece ainda que o Governo de Mato Grosso e Mapa passam a compor o Comitê Executivo Estadual de Defesa Agropecuária (Ceda), formando um plano de trabalho para fiscalização, alcance de metas e apuração de denúncias quanto ao uso de sementes e mudas, combatendo fraudes, clandestinidade e informalidades. 

2. A fiscalização de sementes e mudas era uma demanda apresentada pelo setor produtivo para coibir no estado o uso de produtos piratas, o que prejudica a produtividade e causa inúmeros prejuízos ao setor comprometendo a credibilidade de toda uma cadeia produtiva. Para produzir, exportar, importar sementes ou mudas é necessário que o produtor ou comerciante esteja inscrito no Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem), além do Registro Nacional de Cultivares (RNC) e toda a documentação seja de compra ou venda deve ser armazenada na propriedade para fins de fiscalização, bem como a área destinada ao cultivo de sementes deve estar registrada no órgão oficial de sanidade vegetal. 

3. A fiscalização exercida pelos profissionais do Indea são no intuito exclusivo de garantir a origem e a qualidade das sementes utilizadas pelo produtor mato-grossense. Reforçamos que a fiscalização encontra respaldo legal e obedece todos os requisitos estabelecidos na Instrução Normativa Indea-MT 002/2016, publicada no Diário Oficial do Estado de 16/09/2016, apresentando uma estrita aplicação do que rege as normas e legislação pertinentes ao assunto. 

4. Lamentamos o episódio e estamos apurando todos os fatos para que a normalidade e a segurança nas atividades do Indea sejam asseguradas e a equipe possa continuar desenvolvendo seu trabalho de acordo com o que está garantido na legislação, uma vez que, houve dano ao patrimônio público e ameaça à integridade e ao desempenho da atividade de servidor público no exercício de fiscalização atribuído ao órgão. 

5. Manifestamos todo apoio aos servidores do Indea e estamos em permanente diálogo com o Sindicato Rural do município para que toda a situação seja devidamente esclarecida e o trabalho de ambos os lados ocorra de forma correta e respaldado pelo profissionalismo e legalidade. 

6. Ressaltamos que o Indea sempre pautou suas ações pela legalidade e eficiência em suas atribuições, contribuindo para o desenvolvimento da agricultura e pecuária do estado de Mato Grosso.

Fonte: Indea MT

comentar3 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Gambiarra, em 30/10/16 às 20:34

    Nao esclareceram merda nenhuma,a sociedade Aguaboense,nao e tapada! Verdadeiramente tamparam o sol com a peneira. Vai ter que falar oque aconteceu de verdade,isso e o minimo que a sociedade espera desta instituição.

  • por Vinicius Baldo, em 30/10/16 às 07:58

    O fato é que alguns servidores desse órgão público tratam o público como se estivessem fazendo um favor!! Que fique bem claro: ALGUNS!! Outra coisa: com tudo que foi dito nessa nota de esclarecimento, todas essas regras e exigências, o INDEA promoveu algum encontro ou palestra, seja ela em parceria com o Sindicato ou até mesmo uma ação própria pra esclarecer e orientar os usuários do sistema??? Pois bem, vocês servidores do INDEA são todos moradores de Água Boa, fazem parte de uma sociedade organizada, em uma cidade pequena onde todos conhecem todos, sugiro que repensassem a forma de desempenhar seu trabalho. O que parece, pela forma que muitos de vocês agem, é que são "inimigos" da classe produtora e estão aqui "só pra ferrar"! Que fique bem claro, não estou generalizando, conheço vários servidores do INDEA, inclusive tenho amigos servidores nesse órgão. Isso é uma crítica construtiva, que pode evitar muitos problemas!! Essa é minha opinião!!!

  • por Joaquim, em 29/10/16 às 16:27

    Interessante que na realidade nao foi esclarecido nada falaram de acordo e nao do ocorrido propriamente dito... Ai vão e picham a unidade e eles nao sabem pq foi pichado bando de hipócrita...

 
 
 
Sitevip Internet