Notícias / Notícias Gerais

28/10/16 às 21:34 / Atualizada: 28/10/16 às 21:45

Segurança no trânsito: a importância do uso do capacete para o motociclista

Marina Fernandez

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Índice de acidentes de trânsito
         Um estudo realizado pelo Retrato da Segurança Viária revelou que mais de 1,25 milhões de pessoas morrem anualmente no mundo por meio de acidentes de trânsito, envolvidas em colisões e atropelamentos.
            A gravidade da situação fez com que a Organização das Nações Unidas (ONU) lançasse uma ação, que vai de 2011 a 2020, chamada “Década de Ação pela Segurança no Trânsito”, com o objetivo de diminuir os índices de morte no trânsito. As medidas previstas nessa ação são, basicamente, a gestão de segurança viária e a conscientização dos usuários.
 
            Atenção especial à segurança do motociclista
Ainda com base nesse estudo, foi constatado que, embora o tráfego de motos seja inferior ao dos outros veículos automotores, as maiores vítimas de acidente de trânsito no Brasil são os motociclistas. Eles representam 37% das mortes e 56% dos feridos.2
A importância do uso do capacete
Além da prudência dos pilotos, o capacete é um dos principais meios de segurança para os motociclistas. O uso desse equipamento não é somente obrigatório por conta da lei presente no Art. 244 incisos I e II do Código de Trânsito Brasileiro, mas também pela grande contribuição com a segurança e ajuda a prevenir lesões em acidentes de trânsito.
Estima-se que um capacete de boa qualidade diminui em até 40% o risco de morte em acidentes de trânsito, e em 70% o risco de ferimentos graves. Por conta disso, é necessário escolher o modelo adequado para você.
 
            Como escolher o capacete ideal:
  • Certifique-se que o capacete está bem justo em sua cabeça. Com o tempo, geralmente, o equipamento alarga. Por esse motivo, não compre capacetes largos;
  • Como meio de segurança, verifique se o capacete é regulamentado, ou seja, se ele possui a certificação do INMETRO;
  • A viseira do capacete não deve comprometer a sua visão. Com o capacete, você deve conseguir uma visão periférica;
  • Não existe uma padronização de cores para o capacete. Entretanto, o mais indicado é que ele seja bem visível, portanto, prefira modelos com cores brilhantes;
  • Verifique se o capacete tem uma camada de isopor, espuma e tecido antialérgico, pois isso permite a absorção do impacto em caso de queda.

Os três diferentes modelos de capacetes permitidos:
  1. Integral
            São modelos totalmente fechados. Garantem segurança por conta da resistência, entretanto, em dias de calor intenso, podem incomodar o motociclista.
 
      2 . Modular
            Possuem a queixeira móvel, que permite que fiquem iguais aos modelos de capacetes abertos.
           
     3 . Aberto
            São frequentemente utilizados em locais de maior intensidade de calor, pois não cobrem a cabeça inteira já que não possuem a proteção para o queixo.

            Vale ressaltar que os modelos de capacetes conhecidos como “coquinho” não são regulamentados e, portanto, o uso não é permitido no Brasil.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet