Notícias / Agronegócios

13/10/16 às 16:48

Nova Vida comanda primeiro leilão de Senepol POI no Brasil

Remate oferece oportunidade ao refrescamento de sangue do plantel nacional da raça

Robson Rodrigues - Pec Press

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
No ano 2000, João Arantes Júnior (JAJ), fundador da Senepol Nova Vida, importou os primeiros animais vivos da raça Senepol. Treze anos depois, os filhos Ricardo Arantes e João Arantes Neto repetem a façanha ao adquirir, com exclusividade, o acervo da norte-americana Sacramento Farms e doadoras das linhagens WC, CN e PRR visando o refrescamento do taurino adaptado que mais cresce no Brasil. Num primeiro momento, este legítimo patrimônio genético foi utilizado junto às doadoras JAJ, mas nas próximas semanas, a história do taurino adaptado ganha um capítulo com o 1º Leilão Senepol Nova Vida PO Importado.

A Senepol Nova Vida afirma que este remate será um divisor de águas no Senepol, pela apresentação de uma genética selecionada nas Ilhas Virgens - berço do Senepol do mundo - e nos Estados Unidos, desde a sua origem. Será um grande diferencial aos que desejam dar um “plus” na seleção ou começar a sua própria história com produtos da “parte de cima da prateleira”. Isso porque o acervo internacional, agora regido pelo afixo Senepol Nova Vida USA, é o maior e mais variado, reunindo linhagens dos quatro pilares principais da raça (WC, CN, PRR e SCR).

Atendendo à públicos distintos, o evento será executado em duas etapas, sendo a primeira no dia 31 de outubro, a partir das 18h30, na Sociedade Hípica de São Paulo, com transmissão pelo Canal Rural.  Será a mais aguardada, pela rara oportunidade em acessar 30 doadoras Senepol Puras de Origem Importadas participantes de uma prova de eficiência alimentar inédita no Instituto de Zootecnia, de Sertãozinho (SP). No dia seguinte (1 de novembro), mesmo horário (21 horas), a oferta será exclusiva pelo Canal Rural, com a apresentação de 35 touros de repasse Senepol POI, também provados pela instituição. A classificação será divulgada durante do decorrer das vendas.

Genética que vem do berço – O 1º Leilão Senepol Nova Vida PO Importado remonta a uma história que começou em meados do século XIX, nas Ilhas Virgens, quando os irmãos Nelthropp cruzaram touros Red Poll com vacada N’Dama. Na virada da década, quando migraram de atividade, o Senepol foi transferido para a Annaly Farm, fundadora da consagrada linhagem WC, em atividade até os dias atuais.

Já em 1957, Howard Wall, pai de Caroline Gasperi, viúva de Mario Gasperi, introduziu os primeiros animais na Castle Nugent (CN), linhagem perpetuada até 2006, quando o rebanho foi doado à Universidade das Ilhas Virgens para fins de pesquisa. Em 1977, os norte-americanos importaram 22 animais das Ilhas Virgens e o Senepol passou a contar com dois núcleos distintos de seleção. Art Martinez, da Prime Rate Ranch (linhagem PRR) foi um dos que mais acreditaram nas famílias WC e CN, selecionando-as com extremo rigor. Pouco antes de falecer, ele liquidou todo seu plantel à Sacramento Farms, hoje nas mãos da Senepol Nova Vida.

“Quando lançamos a filial em Okeechobee, regressamos às Ilhas Virgens e adquirimos outras 20 doadoras WC e CN, ocasião na qual assinamos um acordo inédito com a Universidade das Ilhas Virgens no último rebanho remanescente da Castle Nugent (CN). Por este motivo, a melhor genética Senepol no mundo está na Nova Vida, acessível a todos que sabem da importância da pureza racial”, explica João Arantes Neto.

Sem riscos de consanguinidade – Com o crescimento frenético vivenciado pelo Senepol, a genética POI não poderia chegar em melhor hora. O Brasil detém o maior plantel de Senepol do mundo, com quase 60 mil animais. Em sua base principal estão as 90 doadoras que chegaram através da Nova Vida na primeira importação. “A consanguinidade não será uma ameaça ao exímio trabalho de seleção realizado pelos criadores nesses 16 anos de Senepol no Brasil. Além do critério nos acasalamentos, o rebanho POI é um importante aliado. São 200 doadoras adquiridas em 2013 e 2014, sem contar a qualidade ímpar dos reprodutores. As quatro linhagens que compõem o acervo revelaram os melhores raçadores de central”, garante Ricardo, informando que agora a propriedade opera em dois núcleos de seleção. (PO e POI).

Eficiência comprovada - Como já mencionado, os lotes a serem ofertados passam por uma prova de desempenho e eficiência alimentar conduzida pelo Instituto de Zootecnia (IZ). “A dieta, servida duas vezes ao dia, é constituída de milho em grão e moído, feno, capim brachiária e sal mineral com ureia, cuja composição química é de 67% de NTD (Nutrientes Digestivos Totais) e 13% de PB (Proteína Bruta) e registra-se um ganho de peso médio diário preliminar de 1,1 kg. Ao final da prova conheceremos os animais que converteram mais peso ingerindo menos comida em comparação ao restante do lote”, revela a pesquisadora Dra. Joslaine Noely S. G. Cyrillo.

O gado está alojado em piquetes de 2.400 m², equipados com cochos automáticos que permitem cálculos exatos através dos sistemas (Growsafe System® e Intergado). As pesagens são executadas em diferentes fases e mensurações de altura de garupa, perímetro escrotal e torácico, comprimento corpóreo, área de olho de lombo (AOL) e espessura de gordura serão feitas ao final da prova.
  • Nova Vida comanda primeiro leilão de Senepol POI no Brasil

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet