Notícias / Saúde

05/10/16 às 18:33

Você conhece todas as fases do sono? Saiba como funcionam e como afetam o seu corpo

Marina Fernandez

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Uma boa noite de sono pode fazer milagres. Os resultados são claros, assim como os efeitos de uma noite mal dormida. Com a quantidade de horas indicada, seu corpo consegue descansar para despertar renovado no dia seguinte e executar todas as tarefas com disposição. É justamente nessa hora de descanso que o cérebro e seu corpo atuam para realizar diferentes funções que garantem a qualidade de vida e bem estar no seu dia a dia. As etapas do sono estão diretamente ligadas à saúde da memória, a concentração nas tarefas e sua ausência ocasiona até mesmo no estresse e sintomas maiores. Para garantir que esse ciclo esteja completo e você aproveite o melhor das horas  de sono, conheça todas elas:
 
Fase 1
Correspondendo de 4% a 5% do período de uma noite dormindo, esse período do sono é o mais leve. É justamente aquela sensação de ir relaxando aos poucos – você entra e sai do sono, acordando com facilidade. Não é incomum experimentar movimentos espasmódicos de pernas e outros músculos durante esse período, assim como o desacelerar de qualquer movimento do corpo. Os olhos também se habituam e o despertar é como acordar em um susto. Pessoas com insônia geralmente tem problemas justamente nessa fase do sono. É importante que o ciclo das fases 1, 2, 3 e 4 seja completo e tenha um bom tempo para a execução de todas as atividades, em especial para adolescentes e crianças na fase de crescimento, já que o hormônio responsável por esse fator é secretado nessas etapas.
 
Fase 2
A fase mais longa de todo o período do sono. Em geral, ela ocupa cerca de 50% do tempo da noite e corresponde a uma fase de relaxamento mais intenso. Os olhos não se movimentam mais e param. As ondas cerebrais, ou seja, o nível de atividade do cérebro usado nas funções corporais, tornam-se mais lentas. Como resultado, o corpo inteiro entra em uma fase de relaxamento. Isso afeta diretamente os músculos e também a temperatura corporal. É a fase em que o corpo esfria e, durante os dias mais quentes, você embarca em um período em que até mesmo o calor não incomoda tanto. Algumas pessoas tem também espasmos musculares, geralmente relacionados a explosões na atividade do cérebro, conhecidos como os fusos do sono. Vale a pena investir em um bom colchão para garantir a transição entre as fases. A qualidade do sono está intimamente relacionada com todos esses ciclos e o recomeço deles. Em geral, eles levam de 90 a 110 minutos para serem completos até a fase REM, e depois recomeçar.
 
Fase 3
Considerada uma fase do sono profundo, essa terceira etapa é uma evolução do segundo momento. Esse estágio garante que a pessoa esteja realmente relaxada e adormecida. Fica mais difícil de ser acordada, mesmo no caso de alguns ruídos externos. O cérebro trabalha em ondas lentas, chamadas delta, e ondas mais rápidas. Os músculos e o corpo estão tão relaxados, que acordar alguém geralmente resultará em mal estar para essa pessoa. Quando isso ocorre, em muitos casos, é comum que a pessoa se sinta perdida e fraca por alguns minutos. Espere um pouco até que ela consiga voltar à plena consciência e atividade para executar qualquer tarefa.
 
Fase 4
Essa fase marca uma nova etapa no chamado sono profundo. Diferente da fase 3, essa fase é caracterizada por um tipo só de ondas, as ondas delta lentas. Graças a essa etapa do sono que você acorda com mais disposição e consegue recuperar as energias e sanar o cansaço do dia anterior. Fica também ainda mais difícil acordar uma pessoa, necessitando chacoalhões ou um barulho forte. Esse estágio chega de 12% a 15% do período de descanso e deve ser garantida no processo para que a noite dormida seja satisfatória. Essas ondas presentes nessa fase trabalham o descanso cerebral e criam o ambiente perfeito para os sonhos.
 
REM
Por último, a principal fase tem origem na sigla Rapid Eye Movement. Ela significa literalmente o movimento rápido dos olhos evidenciado nesse período do sono. Ao mesmo tempo, a respiração torna-se mais superficial e rápida, diferente da característica profunda das outras fases. Os músculos, por sua vez, ficam imóveis e a frequência cardíaca aumenta. Ele é curto e só chega a 20% da noite, mas só começa mais de uma hora depois de adormecer. É nessa fase que a maioria dos sonhos é produzido. A fase REM nos primeiros ciclos é mais curta, mas vai aumentando conforme o horário que você vai acordar se aproxima, diminuindo o tempo gasto no sono profundo.
 
Essa fase é ainda pouco compreendida até mesmo pelos cientistas e especialistas. Sabe-se que sua importância está relacionada justamente com a qualidade do sono, já que há evidências de que pessoas que não vivenciam o período REM tem menos noites bem dormidas. Ela também está ligada às memórias de longo prazo – por isso, sua importância é grande. O melhor é garantir sempre que todas essas etapas sejam respeitadas com o tempo suficiente para vários ciclos por noite.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet