Notícias / Saúde

01/10/16 às 17:59

Casos notificados de vírus da zika aumentam 162% em Mato Grosso

Em nove meses, Mato Grosso já apresentou 24.369 notificações da doença. Boletim também aponta alta incidência de casos de dengue no estado.

O número de notificações de casos de vírus da zika em Mato Grosso, até o momento, já é 162% maior do que o total registrado no ano de 2015, segundo aponta o boletim divulgado na sexta-feira (30) pela Vigilância Epidemiológica do estado, ligada à Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT). Em 9 meses, foram 24.369 notificações registradas, contra 9.317 em todo o ano passado.

De acordo com o monitoramento da SES-MT, o estado apresenta, também, alta incidência de casos de dengue, sendo registrados 26.326 casos - o que significa uma incidência de 806 casos a cada 100 mil habitantes -, um aumento de 11% em relação ao mesmo período de 2015. Essas duas doenças, que apresentam alta incidência no estado, assim como a febre chikungunya, são trasmitidas pelo mesmo vetor, o mosquito Aedes aegypti.

Em nove meses, foram registrados 1.410 notificações de casos de febre chikungunya em Mato Grosso. Apesar do número representar um aumento de 334% em relação ao total de casos apresentados em todo o ano de 2015, a doença ainda tem incidência baixa no estado: 43 casos a cada 100 mil habitantes.

Conforme o boletim de monitoramento, seis cidades permanecem silenciosas, ou seja, não apresentaram notificações de nenhuma das três doenças transmitidas pelo vetor: Jangada, Nossa Senhora do Livramento, Indiavaí, Santa Terezinha, Conquista D'Oeste e Figueirópolis d'Oeste.

Mortes
A comissão de investigação de óbitos afirma que está monitorando 15 notificações de óbitos por dengue. Destes, apenas cinco foram confirmados até o momento, oito foram descartados e dois seguem sob investigação.

Fonte: G1 MT

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet