Notícias / Eleições

22/09/16 às 17:17

Termina nesta segunda-feira cerimônias de carga e lacre das urnas em Mato Grosso

Assessoria TRE-MT

Edição para Agua Boa News, Michel Franck

Imprimir Enviar para um amigo
Termina nesta segunda-feira cerimônias de carga e lacre das urnas em Mato Grosso

Cerimônias de carga e lacre das urnas eletrônicas no cartório eleitoral de Água Boa com a presença de representantes das coligações, do Ministério Público Eleitoral, e do juiz eleitoral Pedro Davi Benetti.

Foto: Interativa FM

Termina nesta segunda-feira (26.09) o prazo para que as 60 zonas eleitorais de Mato Grosso realizem as cerimônias de carga e lacre das urnas eletrônicas. Em Cuiabá, o preparativo dos equipamentos para as Eleições Municipais 2016 finaliza nesta quinta-feira (22/09). Em Água Boa a solenidade ocorreu ontem (21) e hoje.

Durante a cerimônia de carga e lacre, são inseridas nas urnas eletrônicas as seguintes informações: dados de eleitores, nome dos candidatos e respectivos cargos, bem como o número de identificação. Além disso, as urnas são preparadas com dados de aplicativos, programas de auditoria e softwares que são necessários para a votação e apuração dos votos.

Após o cadastramento das informações, cada urna é lacrada e guardada na sua respectiva caixa.

Ao final da cerimônia, na presença de autoridades convidadas (membros do Ministério Público Eleitoral, Juiz Eleitoral, representantes de partidos políticos, da Ordem de Advogados do Brasil e imprensa local) é realizada uma auditoria por amostragem das urnas preparadas, ocasião em que são verificadas a autenticidade dos aplicativos, assinaturas digitais e a própria votação é testada.

Para as eleições municipais deste ano, mais de 9 mil urnas estarão disponibilizadas para o uso do pleito eleitoral.
 
Segundo turno
Caso haja segundo turno das eleições, a cerimônia para carga e lacre das urnas acontecerá entre os dias 17 e 21 de outubro. O único município que pode ter o 2º turno é Cuiabá, que conta com mais de 200 mil eleitores cadastrados.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet