Notícias / Saúde

06/09/16 às 15:17

Aplicação de toxina botulínica na Odontologia é regulamentada

ZF PRESS

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Com o avanço dos tratamentos odontológicos, novos recursos entram para o arsenal terapêutico da saúde bucal – entre eles, está a toxina botulínica. Mais conhecida por Botox, a substância acaba de ser regulamentada em Plenário do Conselho Federal de Odontologia (CFO) para a aplicação com fins terapêuticos funcionais e/ou estéticos pelos cirurgiões-dentistas.
 
Em reunião no dia 1 de setembro, o Plenário – composto por nove conselheiros efetivos e oito suplentes – aprovou por unanimidade, na sede do Conselho em Brasília, as resoluções que normatizam o uso da toxina botulínica e demais preenchedores faciais por cirurgiões-dentistas, contanto que não se extrapole a área anatômica de atuação do profissional.
 
"A discussão foi feita de forma responsável e aprofundada. Por possuir conhecimento sobre as estruturas da cabeça e pescoço, o cirurgião-dentista pode realizar procedimentos  na face e na cavidade oral de forma segura com a aplicação da toxina botulínica – desde que possua qualificação e conhecimento sobre sua utilização", pontua Luiz Evaristo Ricci Volpato, presidente do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT).
 
Vale destacar que o uso da toxina botulínica na odontologia pode auxiliar no tratamento de bruxismo, hipertrofia do masseter, disfunções da ATM, sialorreia (excesso de salivação) – bem como em implantes de carga imediata. As novas resoluções deverão entrar em vigor após publicação do CFO, que acontecerá nos próximos dias.
 
HISTÓRICO – Em maio deste ano, o CFO convocou os Conselhos Regionais a fim de ampliar o debate sobre a regulamentação e uso da toxina botulínica. Em Mato Grosso, o CRO-MT reuniu uma comissão de especialistas na área e membros da entidade para agregar sugestões sobre o tema e contribuir na elaboração da proposta de uma nova resolução. Participam da Comissão de Toxina Botulínica os cirurgiões-dentistas João Milanez, Emílio Marquardt e Diogo Melo.
 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet