Notícias / Saúde

06/09/16 às 08:00

Obesidade pode contribuir com o desenvolvimento do câncer de próstata

Tabata Mertz

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Um estudo revelou que 10cm a mais na circunferência abdominal pode aumentar em 13% o risco do desenvolvimento de câncer de próstata. Quanto mais larga for a cintura do homem, mais agressivo pode ser o desenvolvimento da doença, de acordo com pesquisadores da Universidade de Oxford, que acompanharam 140 mil homens, na faixa dos 50 anos, durante 14 anos em países europeus.

Durante esse acompanhamento, foram registrados cerca de 7 mil casos de câncer de próstata em que 934 foram fatais. O alto índice de massa corporal (IMC) estaria diretamente ligado ao câncer de próstata de alto risco, principalmente quando agravado por uma circunferência abdominal maior. Essa relação poderia ser justificada pela presença de hormônios causadores de câncer nas células de gordura, porém essa é a apenas uma das possibilidades dessa relação, já que são necessários mais estudos para comprovar esse diagnóstico.

Existem diversos caminhos para o paciente após o diagnóstico de câncer de próstata, sendo que a realização de um processo cirúrgico para remoção da glândula é praticamente inevitável. Após isso, o especialista irá recomendar a utilização de medicamentos específicos de acordo com a gravidade da doença, como o Lectrum, que tem sua dosagem variada de acordo com as características do paciente, variando a dosagem e quantidade de aplicações anuais.

Além de manter um peso adequado para prevenir diversos tipos de doenças, não só problemas com a próstata, homens com mais de 50 anos deve realizar exames preventivos específicos para analisar a saúde da glândula. O diagnóstico precoce de doenças prostáticas é a melhor forma de aumentar as chances de cura e garantir a qualidade de vida durante a terceira idade.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet