Notícias / Negócios

31/08/16 às 15:41

5 Dicas para não errar na hora de comprar vinho

Marina Fernandez

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
O vinho é uma bebida clássica, presente em diversas culturas e que faz parte da história do homem. Em cada país ou região, o vinho foi sendo adaptado aos gostos locais e ganhando novos gostos. Ainda assim, são considerados cinco os tipos de vinho. São eles os tintos, rosés, brancos, vinhos fortificados e os espumantes.
 
Seja qual for o tipo de vinho, muitas pessoas ainda se sentem receosas ao escolher – ainda mais porque nossa cultura não tem um contato tão próximo com a bebida. A variedade de tipos nos cardápios e menus também complica. Assim, fica difícil conhecer e saber se a compra é certeira. Por isso, nós criamos uma lista com algumas dicas para facilitar a escolha e permitir que você se aventure ao provar novos tipos. Confira!
 
Ao sair para o restaurante
Nesse local, seu melhor amigo é o sommelier. É comum que ele tenha sido o responsável por criar a carta de vinhos ou, pelo menos, que tenha experiência em combinar a bebida com os pratos da casa. Não se envergonhe ao perguntar, pois eles esperam esse tipo de comportamento do cliente. Especifique a faixa de valor que pretende gastar, assim o profissional consegue fazer uma escolha mais determinada. E uma dica básica: não vá pelo preço. Nem sempre o vinho de valor “nem tão caro, nem tão barato” apresenta boa qualidade. Por isso, siga os conselhos do sommelier em caso de dúvidas.
 
Compras online
A maioria das marcas e redes de lojas especializadas em bebidas, oferecem a compra de vinhos online. E essa pode ser uma grande vantagem. No conforto da sua casa, você pode gastar o tempo que quiser para escolher o vinho ideal. Dessa forma, é hora de pesquisar. Confira resenhas, catálogos, detalhes sobre a safra, pontuações e demais informações. E essas buscas podem ser feitas até pelo celular, caso esteja com pressa – ou precise comprar um presente com antecedência, mas esteja sem tempo. Use e abuse das informações que a internet oferece.
 
Nas lojas
A escolha do estabelecimento no qual o vinho será comprado é sua primeira preocupação. Tente ir a uma loja de bebidas especializada ou a importadoras de vinho. Isso porque esses lugares dependem diretamente da sua compra. Além da maior variedade, geralmente nesses espaços os vinhos recebem um tratamento mais confiável e adequado. Lá é possível encontrar catálogos sobre os vinhos em exposição, cheios de informações para ler. Outra opção é perguntar aos vendedores qual seria a melhor opção para o que está buscando. Eles querem que você volte para uma próxima vez, portanto confie na opinião deles.
 
Converse com quem conhece vinhos
Dentro do nosso grupo de amigos, é comum ter aquele amigo/a que adora vinhos e tem conhecimento sobre como os escolher. Assim, esse conselho boca a boca pode te ajudar na hora do aperto. Da mesma forma, é uma opinião em que é mais fácil de confiar. Se você gostou de um vinho e gostaria de repetir a dose em uma próxima vez, não se esqueça de anotar ou tirar uma foto do item. Assim, você também espalha boas sugestões, e tem uma boa escolha na próxima.
 
Dicas preciosas
Na dúvida, escolha por títulos clássicos. Entre os vinhos argentinos, o Malbec é o mais famoso; sangiovenese para os italianos; tempranillo para os espanhóis; carbenet sauvignon para os chinelos; e touriga nacional para os portugueses.
 
Na hora de pegar a garrafa, confira alguns aspectos. Para verificar se não há sinal de vazamento, o vinho deve estar cheio, apenas com um pequeno espaço entre a rolha e o líquido. Vinhos como os rosés e a maioria dos brancos devem ser bebidos em safras jovens, com até três ou quatro anos.
 
O estado de conservação da cápsula e da rolha devem ser checados. Nesse caso, a cortiça não pode ficar saltada. Procure por vinhos que estejam em uma posição horizontal, já que assim o vinho está em contato com a rolha. Por último, verifique a cor do vinho. Para os brancos, a cor âmbar deve ser evitada, e uma cor amarelada escura pode ser sinal de oxidação.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet