Notícias / Nacional

28/07/15 às 13:50

Dólar ultrapassa os R$ 3,40 e atinge máxima em 12 anos

Alta reflete a expectativa de investidores com a alta dos juros nos Estados Unidos e as incertezas sobre os rumos da economia brasileira

Apesar de abrir o dia com uma leve queda, o dólar voltou a operar em alta nesta terça-feira. Por volta das 13h30, a moeda americana avançava 1,55%, negociada a 3,41 reais, a maior cotação desde o dia 27 de março de 2003, quando terminou o dia cotada a 3,42 reais. Só em julho, a divisa teve alta de 8,2%, e no ano, de 26%. Nesta segunda-feira, o dólar teve alta de 0,51%, fechando o dia cotado a 3,36 reais.

A forte valorização da moeda americana frente ao real reflete a desconfiança dos investidores com os rumos da economia brasileira. As incertezas cresceram nos últimos dias com a possibilidade de a nota de crédito do país ser rebaixada e após a meta do superávit primário ser reduzida de 1,1% para 0,15% do PIB, num gesto de que o esforço para pagar a dívida pública será menor neste ano. Soma-se a isso a expectativa de que o governo americano vai aumentar a taxa de juros do país, e a queda - apesar de pequena em relação a verificada ontem - da bolsa da China.

Enquanto o real se desvaloriza ante o dólar, o Ibovespa, o principal índice da bolsa de valores de São Paulo, subia 1,71%, a 49.580 pontos, por volta das 12 horas. O avanço é influenciado pela valorização dos papeis de blue chips (ações consideradas de alta linha), entre elas Petrobras, Vale e grandes bancos. A alta acompanha o movimento das bolsas europeias e norte-americanas.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet