Notícias / Justiça

21/08/16 às 11:55

MPE investiga denúncias de falhas em armas usadas por policiais em MT

Policiais militares e civis relatam defeitos no armamento do estado. MPE deve instaurar inquérito civil para apurar o caso.

G1/MT

Edição para Agua Boa News, Michel Franck

Imprimir Enviar para um amigo
MPE investiga denúncias de falhas em armas usadas por policiais em MT

Pistola usada pela Segurança Pública em MT

Foto: Reprodução/TVCA

As armas usadas por policiais militares e civis em Mato Grosso estariam apresentando defeitos, uma situação que coloca em risco a vida dos profissionais e também das vítimas dos bandidos. O Ministério Público do Estado instaurou um procedimento preparatório de inquérito civil para investigar a suspeita de falhas nas armas compradas pelo governo. O armamento utilizado é da marca Taurus.

Tanto a Secretaria de Segurança Pública quanto a Taurus disseram que não foram notificadas a respeito. A companhia informou ainda que não existem evidências de falhas ou defeitos nos equipamentos fabricados pela empresa e que apenas perícias podem comprovar as causas reais dos supostos incidentes.

“Há casos que os policiais vieram a óbito em que há grande suspeita que no momento que usaram a arma, a arma não disparou”, disse o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Polícia Civil do estado, Cledison Gonçalves da Silva.

A Associação de Cabos e Sargentos da Polícia Militar também reclama do material de trabalho. “Nós temos um grupo específico que faz testes nesses armamentos que nós usamos. Então, durante esses testes, é percebida essa falha. Principalmente quando efetua o disparo e acontece o duplo carregamento, no caso, e aí não sai o segundo disparo.”, disse Edilelson da Silva Nazário, presidente interino da associação.

Todo o armamento usado pelas forças policiais de Mato Grosso é da marca Taurus. O MPE deve investigar se as armas utilizadas apresentaram falhas e se o problema pode ser atribuído à qualidade dos equipamentos. Se isso for comprovado, serão tomadas medidas judiciais para obrigar o estado a mudar o fornecedor.

“Se houve problema com a aquisição nacional, o estado poderá e deverá adquirir isso no exterior, de uma marca que ofereça qualidade e ofereça segurança para quem usa e para quem vai ser protegido por esse trabalho policial”, disse o promotor de Justiça Mauro Zaque.

Fonte: G1/MT

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet