Notícias / Governo de MT

19/08/16 às 19:01

Ferrovia Transoceânica e Pró-Estradas são temas de workshop da Sinfra

Ericksen Vital | Sinfra-MT

Edição para Agua Boa News, Michel Franck

Imprimir Enviar para um amigo
O projeto de construção da Ferrovia Transoceânica, envolvendo Brasil, Peru e China, foi um dos temas do 1º Workshop de Infraestrutura e Logística – Os desafios de Mato Grosso no século XXI. O evento, que contou com grande participação de servidores, foi realizado nesta sexta-feira (19.08) no auditório da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra).

O projeto foi apresentado pela superintendente de Projetos e Plano Diretor, Eliza Mauro, que integrou a delegação de Mato Grosso que conheceu durante um mês os projetos de engenharia da China. “Buscamos passar aos servidores um pouco do que foi este grande intercambio de conhecimento. Pudemos conferir de perto o projeto da ferrovia elaborado pelos chineses. A ferrovia poderá escoar a produção agrícola mato-grossense de soja e milho, além de outros produtos”, afirmou.

A ferrovia vai abrir uma nova rota de escoamento da produção brasileira passando pelos estados de Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Acre, e, atravessando o Peru, até chegar ao Oceano Pacífico. De lá, os produtos podem seguir para Ásia, criando uma nova alternativa. Isso porque, atualmente os produtos exportados para o mercado asiático são escoados somente via Canal do Panamá.

Durante o workshop, foi discutida a relação dos países do Centro-Oeste Sul-Americano. A palestra foi ministrada pelo professor da UFMT, Serafim Carvalho Melo, que desde a década de 90 participa de expedições que defendem essa integração regional.

“Nós temos que redescobrir a América Latina, que tem um grande potencial, mas que muitos não conhecem. A integração começa pela luta pela pavimentação dos mais de 300 km dentro da Bolívia, conectando Mato Grosso, a partir de Cáceres com Santa Cruz de Lá Sierra”, comentou.




Outra palestra foi do diretor executivo do Movimento Pró-Logística, Edeon Vaz, que falou sobre a importância das rodovias para setor produtivo, e para o desenvolvimento social e econômico das regiões. Edeon valorizou as obras do Pró-Estradas, que tem pavimentado diversas rodovias que irão fomentar a produção agrícola de Mato Grosso, que cada vez mais tem sido escoada para portos do Norte do país.

Na oportunidade, o consultor de logística Marco Argolo, que atuou durante anos na Austrália, apresentou aos servidores o GeoPortal Sinfra, uma plataforma online de inteligência geográfica, que possui mapas das obras em estradas e pontes e informações estratégicas, que já está em funcionamento no portal da instituição (www.sinfra.mt.gov.br).

Ao alcance de um clique, o cidadão e o servidor da Sinfra poderá saber a realidade das obras de Mato Grosso, a partir de um georreferenciamento detalhado feito pela equipe técnica da pasta. 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet