Notícias / Justiça

28/07/15 às 09:07

Brasil participará de campanha contra tráfico de seres humanos

De 27 a 31 de julho, os estados brasileiros se mobilizam pelo enfrentamento ao tráfico de seres humanos.
 
A ação faz parte da Campanha internacional Coração Azul, lançada em 2013 pelo Escritório das Nações Unidas Sobre Drogas e Crime.
 
A ONU instituiu 30 de julho como o Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.
No Brasil, a iniciativa é coordenada pelo Ministério da Justiça, e tem a participação de vários órgãos públicos e não-governamentais.
Durante a semana de mobilização, o governo do Amazonas vai realizar uma série de atividades socioeducativas para conscientizar a população sobre o tema.
A abertura oficial da programação vai ser na terça-feira (28), às 14hs00min, no auditório da OAB, na zona centro-sul de Manaus.
Segundo a Sejusc – Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania do Amazonas – o tráfico de pessoas é um crime que pode ter vários fins, como exploração sexual, retirada de órgãos, adoção ilegal, casamento servil, trabalho escravo e infantil.
 
De acordo com a secretária da Pasta, Graça Prole, as atividades vão abordar todos esses aspectos. Ela conta como a população pode participar: “Os eventos serão abertos. Nós estamos articulados com a Polícia Rodoviária Federal, que vai nos ajudar na abordagem, a Polícia Federal, o Ministério Público do Trabalho, as universidades. Nas comunidades, nós vamos fazer a abordagem nas escolas e, especialmente, nas abordagens educativas. Lá na beira do mercado, na beira do rio, no porto, no aeroporto, a gente vai estar diretamente no corpo a corpo com a população”.
 
No Mato Grosso, além de palestras para a sociedade, a campanha também vai ser divulgada com a distribuição de panfletos na Rodoviária de Cuiabá e no Aeroporto Marechal Rondon.
Uma Audiência Pública vai debater o assunto no dia 06 de agosto, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, às 19hs00min.
 
Em vários estados, os prédios vão ser iluminados de azul como um alerta à população.
O Ministério da Justiça informou que vai divulgar no dia 30, dados sobre o tráfico de pessoas no Brasil.
As denúncias relacionadas a esse crime podem ser feitas pelo  Disque 100 ou  Disque 180.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet