Notícias / Agronegócios

17/08/16 às 12:32 / Atualizada: 17/08/16 às 15:39

Produção de melancia continua em expansão no Tocantins

O Tocantins é o segundo estado do país na produção de melancia, tornando uma atividade econômica em expansão.

Elmiro de Deus/Portal Tocantis

Edição para Agua Boa News, Michel Franck

Imprimir Enviar para um amigo
Produção de melancia continua em expansão no Tocantins

Foto: Manuel Júnior/Governo de Tocantins

O Tocantins é o segundo estado do País na produção de melancia, tornando uma atividade econômica em expansão. Nesta época do ano, que começa em junho e vai até setembro, a produção mostra seu potencial na colheita. Lagoa da Confusão e Formoso do Araguaia continuam sendo os maiores produtores dessa cultura, mas outros municípios também já estão apostando na cultura, como Rio dos Bois e Porto Nacional, este último pela irrigação do projeto Hidroagrícola São João.

Segundo o secretário da Agricultura de Lagoa da Confusão, Daniel Garcia, a melancia produzida no município, além de ser vendida no Tocantins, já abastece o mercado em outros estados. “É uma produção considerada importante economicamente no município, pois a melancia da região, tanto é comercializada no Tocantins, como ganha espaço na comercialização para estados das regiões Centro-Oeste, Norte, Sudeste, e estados como a Bahia e o Rio Grande do Sul”, disse.

O município de Lagoa da Confusão é o maior produtor do Estado. Nesta safra de 2016, deve colher 512 mil toneladas, em uma área plantada de 12,8 mil hectares e uma produtividade de 40 toneladas por hectare. A tecnologia de plantio utilizada na região de várzea, no sistema de produção subirrigação, torna o cultivo da fruta altamente produtivo e de boa qualidade.

Já o município de Formoso do Araguaia, segundo informação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2014, produziu 18,56 mil toneladas, em uma área de 928 hectares, alcançando a mesma produtividade de 40 toneladas por hectare.

De acordo com o engenheiro agrônomo e gerente de Agricultura da Seagro, Genebaldo Queiroz, estes dois municípios possuem um potencial produtivo diferenciado. “O próprio sistema de produção na região de várzea, no sistema subirrigaçao, aliado às condições climatológicas, umidade relativa baixa e temperatura alta, reduz a incidência de pragas e doenças, tornando um fruto de boa qualidade”, informou.

Diversificação
O projeto hidroagrícola São João, no município de Porto Nacional, aposta também na produção de grande escala no cultivo da melancia, a exemplo do produtor Marcelo Galati, que iniciou este ano o cultivo da melancia. Ele utiliza o sistema de irrigação por gotejamento e já colheu a primeira safra, alcançando, em uma área de 14 hectares, 630 toneladas da fruta, apresentando uma produtividade de 45 toneladas por hectare.

A expectativa do produtor que já plantava abacaxi é expandir a plantação de melancia e já iniciou o plantio de mais 70 hectares, com colheita prevista para os meses de novembro e dezembro. “A minha intenção é diversificar a produção, tanto o abacaxi como a melancia, ambos são frutos de muita aceitação no mercado. A minha produção já tem destino certo nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais”, garantiu.
  • Produção de melancia continua em expansão no Tocantins
  • Produção de melancia continua em expansão no Tocantins
  • Produção de melancia continua em expansão no Tocantins

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet