Notícias / Governo de MT

11/08/16 às 08:42

Em Brasília, Taques busca investimentos em ferrovias para Mato Grosso

Euziany Teodoro | Gcom-MT

Edição para Agua Boa News, Michel Franck

Imprimir Enviar para um amigo
Em Brasília, Taques busca investimentos em ferrovias para Mato Grosso

Foto: Fernando Aguiar/Ministério da Casa Civil

O governador Pedro Taques esteve reunido, em Brasília, nesta quarta-feira (10.08), com o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, e o diretor-geral da Agência Nacional dos Transportes Terrestres, Jorge Bastos, pedindo novos investimentos em ferrovias e rodovias para Mato Grosso. Vários estudos neste sentido já estão sendo feitos pelo Estado e pela Agência.

Durante a reunião, duas obras foram tomadas como foco: primeiro, o pedido para início dos estudos e modelagem da Ferrovia de Integração Centro-Oeste, que parte do trecho da Ferrovia Norte Sul, em Anápolis (GO), chegando a Lucas do Rio Verde (MT). São mais de 900 quilômetros em território mato-grossense. O projeto faz parte de um protocolo de intenções assinado entre Brasil e China no início do ano, cujos estudos técnicos já estão em andamento.

Uma missão internacional chefiada pelo presidente interino Michel Temer será enviada à China, em setembro, para discutir a construção da Ferrovia. Com recursos aprovados na ordem de R$ 15 bilhões para investir no Brasil, o Governo chinês pretende investir na área de infraestrutura em Mato Grosso, maior exportador de produtos agropecuários àquele País. A contrapartida brasileira está prevista em R$ 5 bilhões.

Durante a visita à China, a comitiva de Michel Temer deve conhecer a empresa estatal China Railway Construction Corporation Limited (CRCC), que figura como a maior do mundo em construção de ferrovias, com mais de 60 mil quilômetros executados.

O ministro Padilha afirmou que o presidente Temer aprova a ideia de cooperação e pretende formalizar o acordo com a China. Padilha argumentou que a União atualmente não tem como investir recursos próprios em projetos dessa relevância e que é necessário buscar apoio de investidores externos.

A ministra conselheira da Embaixada da China no Brasil, Xia Xiaoling, participou da reunião e ressaltou que, por ter em Mato Grosso seu maior exportador, a China tem interesse em investir nesses 900 quilômetros de ferrovia na região que mais produz pecuária e agricultura.

A comitiva chinesa convidou o governador Pedro Taques para participar de um evento na China para falar a investidores estrangeiros sobre os desafios da logística em Mato Grosso.

Apoio da União

Pedro Taques destacou os esforços que o Governo de Mato Grosso tem feito para atrair novos investimentos. Além disso, durante a reunião no Ministério da Casa Civil, Taques tratou da construção de 600 quilômetros da Ferronorte, no trecho entre Rondonópolis e Sorriso. Ele ressaltou que a combinação das duas ferrovias é o que mais beneficiaria o setor produtivo da região Centro-Oeste do Brasil.

“Queremos muito o apoio do Governo Federal para concretizar esse sonho das ferrovias e interligar Mato Grosso aos portos”. No encontro, os gestores também trataram da infraestrutura para aeroportos no estado. “Não canso de lembrar que Mato Grosso ajuda, e muito, o Brasil. Contamos que o Brasil também nos ajude na realização dessas obras de infraestrutura”, disse o governador.

“Essas duas malhas ferroviárias são essenciais para o escoamento da safra mato-grossense, que é a maior do País e um dos principais fatores que mantêm a economia nacional. Sendo assim, esperamos contar com o apoio do Governo Federal para melhorar nossa infraestrutura”, acrescentou Taques.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet