Notícias / Eleições

09/08/16 às 07:28

49 prefeitos não disputam a eleição

Eduardo Gomes / Diário de Cuiabá

Edição para Agua Boa News, Michel Franck

Imprimir Enviar para um amigo
Por inelegibilidade e desistência, 49 dos 141 prefeitos de Mato Grosso não disputarão a reeleição, segundo levantamento feito pela Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) que, no entanto, não revela os nomes dos fichas sujas que estão fora da disputa.

Em 2012 foram reeleitos 30 prefeitos, que não podem concorrer ao terceiro mandato consecutivo. Juarez Costa (PMDB) administra Sinop, o maior município dessa relação, e Railda de Fátima (PSD), de Nova Nazaré, é a prefeita do menor.

Os demais municípios administrados por prefeitos reeleitos são: Alto Paraguai, Alto Taquari, Campo Novo do Parecis, Campos de Júlio, Cocalinho, Confresa, Diamantino, Gaúcha do Norte, Itaúba, Jangada, Juscimeira, Lambari D’Oeste, Nortelândia, Nova Brasilândia, Nova Canaã do Norte, Nova Lacerda, Nova Santa Helena, Nova Xavantina, Novo Horizonte do Norte, Novo Mundo, Novo São Joaquim, Paranatinga, Peixoto de Azevedo, Ribeirãozinho, Santa Carmem, Tabaporã, Tesouro e União do Sul.

Entre os que cumprem o primeiro mandato, 19 desistiram ou evitaram enfrentar batalhas judiciais na tentativa de reverter condenações por crimes de improbidade administrativa.

Nesse grupo o maior município é Cuiabá, cujo prefeito Mauro Mendes (PSB) desistiu de se candidatar a novo mandato no dia 5, data-limite para as convenções. A desistência de Mendes colheu de surpresa o mundo político e, para tanto, ele alegou razões de ordem familiar. A menor prefeitura é a de Canabrava do Norte, município com 4.678 habitantes e administrado pelo prefeito Valdez Viana.

 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet