Notícias / Saúde

04/08/16 às 13:37

Cuidados essenciais para evitar a contaminação por vírus no inverno

Tabata Mertz

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
O inverno é um dos períodos mais propícios para o contágio de doenças virais, como a própria gripe. Isso porque as pessoas tendem a manter os locais menos arejados, contribuindo para a propagação do vírus. Além de manter os ambientes ventilados, alguns outros cuidados podem evitar a disseminação desse tipo de doença, muitas vezes transmitida pelo contato com alguém que já está contaminado.

É necessário atenção para não contaminar frascos de medicamentos utilizados para atenuar sintomas da gripe como o Naridrin, descongestionante nasal que precisa ser aplicado na própria narina. O aplicador do medicamento pode ser contaminado pelo vírus ao entrar em contato com a secreção nasal e contribuir com a disseminação da doença, por isso, é essencial manter uma distância segura entre o frasco e o nariz no momento de aplicá-lo.

Consumir vitamina C, através de alimentos ricos nessa substância ou ingerindo complementos alimentares, aumenta a imunidade do organismo, tornando-o mais resistente às doenças em geral, inclusive, a gripes e resfriados.

Manter as mãos limpas, com o auxílio de soluções antissépticas, também reduz as chances de contaminação por vírus. Recomenda-se lavar as mãos várias vezes ao dia, além de aplicar também uma loção desinfetante.

Quando existe uma epidemia viral, como é o caso da gripe H1N1, recomenda-se evitar ambientes muito fechados com conglomerações de pessoas, pois as chances de contagio são muito altas nesses ambientes.

Mesmo com esses cuidados, o vírus pode se alojar no corpo e, nesses casos, é necessário consultar um médico especialista para verificar exatamente qual o diagnóstico. Utilizar medicamentos para atenuar os sintomas, como analgésicos, pode tornar esse período menos desconfortável, já que, diferente da bactéria que pode ser combatida com antibióticos, o vírus normalmente tem um período determinado de permanência no organismo, como é o caso das gripes e resfriados.

Porém, existem casos em que a persistência do vírus desencadeia outros problemas de saúde, fazendo com que um quadro simples precise de acompanhamento médico e um tratamento específico.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet