Notícias / Saúde

03/08/16 às 16:24

Melasma pode se agravar no inverno devido à falta de protetor solar

Tabata Mertz

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Muitas pessoas podem se deparar com o surgimento de manchas na pele, como o melasma, que consiste no surgimento de manchas mais escuras, principalmente na região facial, gerando incômodos estéticos. Alguns fatores como a utilização de anticoncepcionais, a gravidez, a exposição ao sol sem proteger a pele além de fatores genéticos podem contribuir com o surgimento dessas manchas.

As manchas aparecem principalmente na área denominada “maça do rosto”, testa e buço. Mesmo sem cura, essa condição pode ser controlada com tratamento diário, com substâncias clareadoras ou peelings realizados no consultório do dermatologista. Esses despigmentantes, como o Pigmentclar, atuam uniformizando a tonalidade da pele, porém precisam ser utilizados em conjunto com o protetor solar para garantir que os raios solares não prejudiquem ainda mais a situação da pele, prejudicando os efeitos positivos do serum que deve ser aplicado diariamente na região escurecida.

O tratamento deve ser realizado continuamente para atenuar a produção de melanina pelos melanócitos, que são as células responsáveis pela produção da melanina, que quando produzida em excesso ou descontroladamente resulta no melasma.

Diferente do que muitos pensam, o protetor solar precisa ser aplicado na pele também durante o inverno, pois os raios UV que pioram o quadro do melasma continuam incidindo sobre a pele mesmo quando o sol parece estar escondido. Além da utilização de clareadores e fotoprotetores é essencial realizar um acompanhamento com o dermatologista, para que ele faça o direcionamento sobre quais substâncias funcionariam melhor para a sua pele especificamente.

Um médico especialista poderá também solicitar exames específicos para verificar se o surgimento de manchas na pele não está atrelado a outro problema de saúde, prescrevendo um tratamento completo voltado para a recuperação da saúde do organismo em vez de apenas focar na uniformização da coloração da pele.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet