Notícias / Saúde

01/08/16 às 18:40

Bebês prematuros requerem cuidados específicos

Marina Fernandez

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Todo bebê precisa de uma atenção especial, evitando doenças e riscos à sua vida. Quando se trata de cuidar de um bebê prematuro, é necessário ter ainda mais atenção, pois isso significa que a criança nasceu antes do período considerado adequado para a formação e criação de seus mecanismos de defesa ao mundo.
 
Segundo uma pesquisa da Washington University School of Medicine, as conexões cerebrais nos bebês prematuros podem ser enfraquecidas, se comparadas às de um bebê nascido no período esperado.
 
O nascimento de bebês prematuros não é algo raro. No Brasil, de acordo com um estudo da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), nascem 40 crianças prematuras a cada hora - ou seja, com menos de 37 semanas de gestação. Isso significa que de todos os nascimentos no país, 12% são de prematuros.
 
Cuidados no hospital
 
Durante o período em que a criança prematura estiver no hospital, devem ser feitos todos os exames para garantir o estado de saúde e verificar se há alguma doença, como a cardiopatia congênita ou a má formação de algum dos órgãos.
 
Nem todo bebê prematuro apresenta a necessidade de ficar em uma UTI especial, mas se este for o caso, lá ele receberá todos os cuidados que precisa, garantindo que ele ganhe peso e saia do hospital com as condições ideais para aguentar com mais força a vida fora da barriga da mãe.
 
Calendário de vacinação
 
Os bebês prematuros podem apresentar uma saúde mais frágil do que os demais. Por isso é muito importante que a caderneta de vacinação esteja completa de acordo com o calendário proposto pelo pediatra. Isso é essencial para que o bebê esteja imune em casos de exposição a vírus e outras doenças.
 
Cuidados em casa
 
Em casa, é válido protegê-la do frio ou do calor, sem permitir a exposição a temperaturas extremas. Afinal, ele passou muito tempo em um ambiente com o clima controlado oferecendo as condições ideais para seu desenvolvimento e qualquer mudança brusca pode interferir na sua adaptação ao local.
 
Além disso, é importante que o ambiente seja silencioso. A criança nessa fase sentirá a necessidade de dormir bastante, por isso crie as condições ideais para que ela tenha um sono de maior qualidade.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet