Notícias / Agronegócios

28/07/16 às 13:17

17 ANOS DEPOIS - Maggi assina acordo e Brasil volta a exportar carne aos EUA

Redação Água Boa News

Imprimir Enviar para um amigo
17 ANOS DEPOIS - Maggi assina acordo e Brasil volta a exportar carne aos EUA

Foto: Divulgação

Os Estados Unidos passam a ser, a partir desta quinta-feira (28), os mais novos compradores da carne bovina brasileira in natura (carne fresca e congelada). Um acordo entre os dois Países vai selar a relação comercial e definir os detalhes de como essas vendas irão funcionar.

A assinatura de protocolos sanitários e fitossanitários, que ocorre hoje em Washington (EUA), encerra uma negociação que teve início em 1999. A expectativa é de que essa abertura comercial incremente as exportações brasileiras em US$ 900 milhões.

O Brasil já vende carne bovina industrializada para os EUA e, no ano passado, elas somaram US$ 286,8 milhões. Com o fim dessa negociação na carne fresca e congelada, os frigoríficos brasileiros, juntos, terão uma cota de até 64,8 mil toneladas por ano.

Para batê-la, o Brasil terá também de derrubar os concorrentes que estão dentro dessa mesma cota. Como contrapartida, os Estados Unidos poderão vender a sua proteína para consumidores brasileiros.

Importância do acordo

Além dos ganhos financeiros de um acordo como esses, o simbolismo dele é importante para os produtores nacionais. Os EUA são um mercado rigorosíssimo para a carne e quem consegue vender para eles ganha o que seria equivalente a um selo de qualidade, uma prova de que aquela proteína é confiável.

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, está em Washington para a assinatura do acordo, o que deve ocorrer durante o Comitê Consultivo Agrícola Brasil-Estados Unidos. Depois desse evento, produtores brasileiros tem uma reunião com o Meat Importers Council of the America (Conselho de Importadores de Carne da América).

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet