Notícias / Agronegócios

28/07/16 às 13:17

17 ANOS DEPOIS - Maggi assina acordo e Brasil volta a exportar carne aos EUA

Redação Água Boa News

Imprimir Enviar para um amigo
17 ANOS DEPOIS - Maggi assina acordo e Brasil volta a exportar carne aos EUA

Foto: Divulgação

Os Estados Unidos passam a ser, a partir desta quinta-feira (28), os mais novos compradores da carne bovina brasileira in natura (carne fresca e congelada). Um acordo entre os dois Países vai selar a relação comercial e definir os detalhes de como essas vendas irão funcionar.

A assinatura de protocolos sanitários e fitossanitários, que ocorre hoje em Washington (EUA), encerra uma negociação que teve início em 1999. A expectativa é de que essa abertura comercial incremente as exportações brasileiras em US$ 900 milhões.

O Brasil já vende carne bovina industrializada para os EUA e, no ano passado, elas somaram US$ 286,8 milhões. Com o fim dessa negociação na carne fresca e congelada, os frigoríficos brasileiros, juntos, terão uma cota de até 64,8 mil toneladas por ano.

Para batê-la, o Brasil terá também de derrubar os concorrentes que estão dentro dessa mesma cota. Como contrapartida, os Estados Unidos poderão vender a sua proteína para consumidores brasileiros.

Importância do acordo

Além dos ganhos financeiros de um acordo como esses, o simbolismo dele é importante para os produtores nacionais. Os EUA são um mercado rigorosíssimo para a carne e quem consegue vender para eles ganha o que seria equivalente a um selo de qualidade, uma prova de que aquela proteína é confiável.

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, está em Washington para a assinatura do acordo, o que deve ocorrer durante o Comitê Consultivo Agrícola Brasil-Estados Unidos. Depois desse evento, produtores brasileiros tem uma reunião com o Meat Importers Council of the America (Conselho de Importadores de Carne da América).

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

José Sarney

A furna da Marruá

Bobbio dizia que a velhice era muito boa e cheia de encantos, o maior deles o gosto de matar saudades. Mas eu acho que o divertimento maior da velhice é o espaço de contar histórias, bom para encher e passar o tempo. As...

 
 
 
 
Sitevip Internet