Notícias / Meio Ambiente

28/07/16 às 08:07

Botos são resgatados após ficarem presos em poços formados em rio

Três animais foram salvos por força-tarefa no rio Formoso; veja vídeo. Mais sete botos devem ser resgatados; técnicos também procuram por peixes.

G1/TO

Edição para Agua Boa News, Michel Franck

Imprimir Enviar para um amigo
Botos são resgatados após ficarem presos em poços formados em rio

Quatro portos já foram resgatados em julho

Foto: Naturatins/Divulgação

Três botos foram resgatados no rio Formoso, na região do município de Lagoa da Confusão, a 220 km de Palmas. Os animais têm entre 80 kg e 200 kg, sendo dois adultos e um jovem. Eles estavam presos em piscinas e poços que tem se formado ao longo do afluente.

Os rios da região estão sendo monitorados desde a semana passada por técnicos do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). Um vídeo dos resgates foi gravado pelo Instituto. O objetivo da operação é encontrar e resgatar espécies que estejam em áreas de risco.
 
De acordo com informações do Naturatins, os animais estão sendo levados para o rio Javaés, braço direito do rio Araguaia, a cerca de 10 quilômetros do local da captura.

O ponto de soltura fica no cruzamento o município de Lagoa da Confusão para Ilha do Bananal. "Além de possuir fartura de água, são encontradas as mesmas características do habitat natural dos animais, o que facilita o retorno de todos quando ocorrer a recuperação da vazão dos pontos do rio de onde foram transferidos", explicou o órgão.

Segundo o inspetor e supervisor de Segurança de Barragens da Diretoria de Licenciamento Ambiental do Naturatins, Felipe Pimpão, outros animais devem ser regatados nos próximos dias.

"Cerca de seis a sete botos podem vir a necessitar de resgate, o que pode exigir outras operações de salvamento. Além de peixes como o pirosca, também conhecido como pirarucu e demais espécies que se encontre em dificuldade", apontou.

Até o momento quatro botos foram resgatados no mês de julho. Há duas semanas o Naturatins resgatou um boto e oito tartarugas no Parque Estadual do Cantão. O trabalho de monitoramento deve ser estendido para outros municípios da região.


Botos foram soltos em rio próximo da Ilha do Bananal (Foto: Naturatins/Divulgação)
 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet