Notícias / Policial

27/06/15 às 16:33

Tropas do Exército tentam impedir guerra entre índios e fazendeiros em MS

Correio do Estado

Imprimir Enviar para um amigo
Tropas do Exército tentam impedir guerra entre índios e fazendeiros em MS

Foto: Correio do Estado

Tropas do Exército enviadas a Mato Grosso do Sul tentam impedir mortes de índios guarani kaiowá e fazendeiros que estão em conflito na região sul do Estado.

Pelo menos três fazendas foram ocupadas na semana passada pelos índios. Na segunda-feira (22), fazenda Madama, em Coronel Sapucaia, foi invadida.

Eles só deixaram o local depois de produtores rurais enfrentá-los. Em Aral Moreira, as fazendas Água Boa e 27 Estrelas também foram ocupadas pelos índios na quarta-feira (24).

Os militares da Força Nacional foram enviados por determinação do Ministério da Justiça após conflitos envolvendo índios e produtores rurais na região de Amambai.


O envio de tropa, de acordo com o ministério, ocorre em caráter episódico, temporário e planejado e visa  ajudar na preservação da ordem pública, segurança das pessoas e do patrimônio.

Os policiais já foram deslocadas e o restante da tropa chegará à área de conflito durante o fim de semana.

Por questões de segurança, o efetivo deslocado não foi informado. A operação tem o apoio logístico e supervisão dos órgãos de segurança pública do estado.

O pedido de envio da Força Nacional para região foi feito pelo governo do estado, que atendeu a uma recomendação do MPF (Ministério Público Federal).

Depois de visitar a região, o procurador da República Ricardo Pael Ardenghi afirmou, n quinta-feira (25), que o confronto entre indígenas e produtores rurais não surpreende.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet