Notícias / Meio Ambiente

11/07/16 às 11:38

Período proibitivo: Comitê do Fogo define plano de combate às queimadas

Rose Domingues

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Período proibitivo: Comitê do Fogo define plano de combate às queimadas

Secretário executivo da Sema, André Baby, conduziu a reunião junto com os demais parceiros do Comitê do Fogo

Foto: Assessoria

As instituições parceiras que integram o Comitê do Fogo se reuniram, no final da tarde desta quinta-feira (07.07), na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), para fazer o alinhamento das ações deste ano em resposta às queimadas e aos incêndios florestais em Mato Grosso. O período proibitivo começa no dia 15 de julho e segue até 15 de setembro, podendo ser prorrogado em razão das condições climáticas.

Conforme o secretário executivo da Sema, André Baby, esse plano de ação estabelece parceria com o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar Ambiental, a Defesa Civil e outras instituições que formarão uma rede de inteligência e operacional na região da Baixada Cuiabana e nas principais regiões de Mato Grosso, com bases fixas e móveis. A proposta é maximizar a atuação junto às prefeituras e ao cidadão. “O problema das queimadas é de todos nós, por isso todos temos o dever constitucional de contribuir, evitando o uso do fogo que traz danos ao meio ambiente, à saúde humana e prejuízos econômicos”.

O anúncio desse cronograma de trabalho, que envolve ações de prevenção, fiscalização e combate, será realizado durante uma entrevista coletiva na próxima terça-feira (12.07), às 9h, na base do Batalhão de Emergência Ambientais (BEA) que será inaugurada no Parque Estadual Massairo Okamura, em Cuiabá. Na ocasião, todas as instituições parceiras estarão presentes e os oficiais do Corpo de Bombeiros farão uma demonstração dos equipamentos e veículos que atuarão no combate ao fogo.

De acordo com o  tenente coronel do Corpo de Bombeiros e comandante do BEA, Paulo André Barroso, a parceria com a Sema visa prioritariamente a proteção das 46 unidades de conservação estaduais, já que no ano de 2015, cinco delas tiveram incêndios de médio a grande porte, todos eles provocados por ações humanas. “Este ano, em razão do fenômeno El Niño, do acúmulo de biomassa nessas unidades em razão da diminuição das chuvas e do aumento do desmatamento, nós temos a expectativa de que haverá mais incêndios, por isso temos que ter a população como nossa parceria”.

Crime

Nas áreas rurais, utilizar fogo durante o período proibitivo para limpeza e manejo é crime passível de seis meses a quatro anos de prisão, com multas que podem variar entre R$ 1 mil e R$ 7,5 mil (pastagem e agricultura) por hectare. Nas áreas urbanas, o uso do fogo para limpeza do quintal é crime o ano inteiro.

As denúncias podem ser feitas na ouvidoria da Sema-MT, pelo telefone 0800 65 3838, no 193 do Corpo de Bombeiros, ou diretamente nas secretarias municipais de Meio Ambiente.

Coletiva

O Comitê do Fogo reunirá as instituições parceiras nesta terça-feira (12.07), às 9h, no Parque Massairo Okamura, em Cuiabá, para divulgar o planejamento das ações voltadas ao período proibitivo às queimadas para o ano de 2016.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet