Notícias / Saúde

02/07/16 às 12:17

Doenças no fígado precisam ser prevenidas para evitar problemas sérios de saúde

Tabata Mertz

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Doenças no fígado precisam ser prevenidas para evitar problemas sérios de saúde

Foto: Divulgação

As filas de transplante de fígado são as mais extensas, superando até mesmo a espera por um novo coração e a falta de logística para garantir que um órgão seja transportado até o seu receptor é um dos principais obstáculos para reduzir esse tempo de espera.

Um transplante de fígado é uma terapia indicada para pacientes que apresentem doenças hepáticas incuráveis ou crônicas, que podem ser desencadeadas por inúmeros motivos. O fígado é um órgão extremamente vital, pois é responsável por inúmeras funções no organismo, como remover as toxinas do sangue e processar os alimentos oriundos do intestino, através de enzimas que metabolizam as substâncias presentes na corrente sanguínea, sejam elas benéficas ou prejudiciais para o corpo.

Por isso, o consumo excessivo de álcool e gorduras podem prejudicar muito as funções do fígado, que ao acumular essas toxinas pode ser acometido por doenças que irão prejudicar a saúde de forma geral, como a cirrose e a esteatose.

Alguns medicamentos podem contribuir com a reversão dos quadros de doenças hepáticas, protegendo o fígado, como o Silimalon, porém, hábitos alimentares saudáveis são imprescindíveis para garantir um funcionamento adequado desse órgão.

Fique atendo aos principais sintomas de problemas no fígado e procure auxílio médico caso identifique algum deles. Os mais comuns são náusea, falta de apetite, desânimo e emagrecimento. Casos de hepatite aguda já são caracterizados pela presença de febre. 

A ascite – que consiste no acúmulo de líquidos dentro da cavidade abdominal e é conhecido como barriga d’água - é um dos principais sintomas da cirrose hepática, assim como a hemorragia digestiva, caracterizada por vômitos com a presença de sangue.

A falência das funções do fígado pode desencadear a encefalopatia hepática, comprometendo as funções cerebrais, causando letargia, irritabilidade, dificuldade de concentração e até a redução da consciência, desencadeando o coma. As doenças hepáticas levam ao óbito já que a vida sem o fígado é impossível, por isso preveni-las é essencial para sua saúde.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet