Notícias / Cultura

29/06/16 às 08:26 / Atualizada: 29/06/16 às 08:59

Filme conta história de cuiabano que detecta terremoto

Luciane Mildenberger

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
O cineasta mato-grossense Severino Neto está finalizando o longa-metragem ‘Sísmico’, gravado quase que completamente no Chile. O filme retrata a história de Aroldo Maciel, técnico de laboratório de uma faculdade em Cuiabá, que há cinco anos estuda informalmente sobre terremotos. Aroldo desenvolveu um método capaz de provar que existem padrões sísmicos e, com base em estatísticas, é possível seguir um terremoto e prever a magnitude, localização e data aproximada.  
 
A história de Aroldo chamou a atenção de Severino Neto, que decidiu documentá-la. “Escrevemos um curta-metragem, premiado no edital do Fundo Setorial, em parceria com o município de Cuiabá. Mesmo sendo uma pequena quantia, nos ajudou na viagem para o Chile, onde acompanhamos Aroldo por 12 dias. O material gravado ficou tão bom que decidimos também produzir um longa-metragem”, conta Neto, ao ressaltar que alguém conseguir prever um terremoto é algo inacreditável.
 
A equipe foi até Coquimbo, no norte do Chile, arrasada por um terremoto de 8.5 e um tsunami. Apenas 6 pessoas morreram. “Claro que é uma tragédia, mas milhares de pessoas poderiam ter morrido. Isso só não ocorreu graças a Aroldo, que previu a magnitude, o local e a data”, revela Neto. Ele explica que para a ciência, prever terremotos é algo impossível. Mesmo assim,  Aroldo Maciel, por meio de seus canais nas redes sociais, vem acertando diversos tremores e terremotos em todo o mundo.
 
“Isso fez dele um ilustre desconhecido em Mato Grosso e no Brasil, famoso em alguns países sul americanos. Tanto que é impossível caminhar pelas ruas de Santiago, no Chile, ou de outras cidades como Viña Del Mar, La Serena ou Iquique sem que alguém aborde Aroldo nas ruas para tirar uma foto com ele”, revelou o cineasta.
 
Depois da viagem para o Chile, a equipe foi para Brasília, São Paulo e encerrou as gravações em Cuiabá. O produtor Rafael de Carvalho, que também assina a direção e a montagem do filme, diz que ficou impressionado com o que viu no Chile. “O Aroldo é uma celebridade em todo o país e eu nunca tinha ouvido falar dele em Cuiabá, mesmo sendo meu vizinho. Essa história precisa ser vista por todo  mundo. Esse cara ainda vai acabar ganhando o Nobel”, prevê Rafael.
 
Para escrever ‘Sísmico’, Severino Neto fez uma longa pesquisa sobre a vida de Aroldo Maciel. Conversou com muitas pessoas que o seguem nas redes sociais, bem como geólogos, sismólogos e cientistas que atestam e outros que não atestam o método do técnico mato-grossense. “A história é tão incrível que será transformada em um longa-metragem, mesmo que seja preciso tirar recurso do próprio bolso”, conclui.
 
Severino Neto é formado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, com ênfase em Marketing, e pós-graduado em Cinema. Prêmios no cinema: Ibermídia e Bolívia Lab para desenvolvimento de roteiros; menção especial no Festival de Cinema Independente de São Paulo, Cine Mube; melhor trilha sonora, montagem, direção e fotografia no Festival de Cinema de Cáceres, Olhares do Pantanal; melhor filme pelo voto popular no Festival de Cinema de Cuiabá (Cinemato) com o curta-metragem de ficção “3,60”.



















comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet