Notícias / Cultura

23/07/15 às 16:57

12ª Festival terá apresentação de 14 peças de teatro de trânsito

Etapa estadual em Cuiabá tem participação de seis municípios

RAQUEL TEIXEIRA Assessoria/Detran-MT

Imprimir Enviar para um amigo
Catorze peças teatrais serão encenadas durante esta semana, em Cuiabá, na 12ª edição do Festival Estudantil Temático de Teatro de Trânsito de Mato Grosso – Fetran/MT. As apresentações nas categorias especial, infantil, infanto-juvenil e juvenil foram classificadas durante as etapas regionais do Fetran no interior do estado e seis municípios enviaram seus representantes para o evento que já é uma tradição de arte-educação em Mato Grosso revelando talentos em várias cidades. Entre alunos-atores, professores e coordenadores são 180 pessoas envolvidas na montagem e encenação das peças.

As apresentações começaram nesta segunda-feira, 20 de julho, no anfiteatro do Colégio Liceu Cuiabano, na capital, e seguem até o dia 24 de julho. Serão encenadas duas peças no período da tarde e uma à noite, com entrada gratuita. Estudantes de escolas públicas da região metropolitana e integrantes de projetos sociais, como o Rede Cidadã, compõem o público principal do evento.

O Fetran Mato Grosso é realizado pela Superintendência Regional da Polícia Rodoviária Federal em parceria com o Detran-MT, Secretaria de Estado de Educação e prefeituras municipais. O objetivo é sensibilizar e conscientizar por meio de atividades lúdicas o público infanto-juvenil sobre direitos e deveres, fomentando a produção cultural e artística no ambiente escolar e a responsabilidade de todos na construção de um trânsito seguro.

“O teatro é uma importante ferramenta pedagógica para incluir e formar cidadãos mais conscientes, mais preocupados com o bem estar e boas regras de convivência em sociedade. Por isso o Fetran tem um papel fundamental na disseminação de conteúdos que trabalhem essas temáticas de forma transversal, envolvendo diferentes áreas do conhecimento”, observou a educadora Zoraide Barbosa Urcino, da Escola Pública de Trânsito.

Iara Alves dos Santos, da Polícia Rodoviária Federal, destaca que o festival ao longo das 12 edições tem buscado trabalhar a conscientização por meio do teatro, despertando centenas de crianças e adolescentes para as ações de trânsito.

As apresentações são abertas ao público e tem início às 14 horas. Na sexta-feira, dia 25 de julho será realizada a premiação dos vencedores na etapa estadual.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet