Notícias / Esportes

23/07/15 às 10:25 / Atualizada: 23/07/15 às 10:31

Superação: Ribeirinho do Rio Cuiabá vai disputar internacional de Jiu-jitsu no Rio de Janeiro

“Uma medalha no Rio Open vai garantir minha bolsa de estudos”, disse o atleta

Junior Martins / FMTJJLA

Imprimir Enviar para um amigo
Josiel de Oliveira, 16 anos, lutador de Jiu-jitsu desde os 6 anos de idade, vai representar Mato Grosso e Cuiabá, junto com outros 9 atletas do estado, no Rio Winter Internacional Open IBJJF Championship, nos dias 23 a 26 de julho, no Rio de Janeiro (RJ). Além de buscar medalha para manter a bolsa de estudos, também quer somar pontos no ranking internacional e com isso garantir vaga no Mundial de 2016, que ocorre anualmente, desde 2007, na Califórnia (EUA).

De acordo com o desportista, Josiel de Oliveira, faixa azul, mais conhecido como “Indinho”, a família sempre morou na ribanceira do Rio Cuiabá, no bairro Porto, na capital, mas isso só até ano passado (2014), quando foram despejados do local. Segundo o atleta, os oito membros da família (avós, tios, pais e irmão), que moravam na mesma casa, foram obrigados a deixar o lar por conta do projeto de revitalização da orla do rio promovido da Prefeitura de Cuiabá.

“Morávamos todos na beirada do rio. Até hoje lutamos na justiça por uma indenização. Agora residimos no bairro Santa Isabel. Ali perto do rio também ficava e continua o lava jato da família. Trabalho lá desde os 9 anos. Claro que, quando criança, não fazia o mesmo trabalho que os adultos, mas sabia me virar. É com os frutos desse serviço que consigo comprar minhas coisas e pagar parte dos custos das viagens para as competições”, revela Josiel.

O garoto conta que começou os estudos na rede pública, na Escola Municipal de Ensino Básico Professora Rita Caldas Castrillon, e que logo depois de dar início nos treinos de Jiu-jitsu ganhou bolsa de estudos no Colégio Isaac Newton (Cin). E que a manutenção dessa bolsa depende dos resultados obtidos nos campeonatos. E que, além da vontade de ser lutador profissional, a bolsa é um grande motivador na busca pelas medalhas.

“Estou no 2º ano do ensino médio. Trabalho no lava jato da família, sou monitor de Lutas numa academia e também de um projeto social nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do município. Depois quero fazer faculdade de Educação Física e, quando me aposentar, ser professor de arte marcial. Sei que só poderei ser atleta de alto rendimento até uma certa idade, então a graduação vai me preparar para permanecer no esporte”, diz Josiel.

De acordo com o técnico do desportista e também presidente da Federação Mato-grossense de Jiu-jitsu e Lutas Associadas (FMTJJLA), Francisco Fernandes, quando o menino começou a praticar a modalidade esportiva, era calado e tímido, dentre outras características, que deram origem para a alcunha de Indinho. E que desde os seis anos sempre se destacou em várias modalidades de luta. Teve início no Jiu-jitsu, mas também distinção em Judô e Wrestling.

“Era uma criança assustada, gordinha e que aprendia tudo rápido. Com o tempo se mostrou interessado no estilo de vida dos atletas, aprendeu as técnicas e logo despontou. Mas não só no Jiu-jitsu. Como em qualquer arte marcial que o colocávamos para praticar. Hoje é um dos melhores de Cuiabá. Com medalhas em diversas modalidades. E estamos preparando-o para também disputar Mixed Martial Arts (MMA). Têm grande potencial”, fala Francisco, o Chicão.

Segundo Chicão, o Rio Open é um campeonato de alto nível e subir ao pódio não é fácil para ninguém. É uma das competições mais disputadas do mundo. Mas que sempre se espera o melhor resultado e o Indinho têm sede de ser campeão.

Rio Open

O Rio Winter Internacional Open IBJJF Championship será realizado de 23 a 26 de julho, no Clube Municipal, na Rua Haddock Lobo, nº 359, no Rio de Janeiro (RJ). Além do Josiel, também vão representar Cuiabá os lutadores: Armando Felipe Ribeiro, Guilherme Fernandes Carvalho e Luiz Pommer. E outros seis da cidade de Cáceres. 
  • Superação:  Ribeirinho do Rio Cuiabá vai disputar internacional de Jiu-jitsu no Rio de Janeiro
  • Superação:  Ribeirinho do Rio Cuiabá vai disputar internacional de Jiu-jitsu no Rio de Janeiro

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet