Notícias / Cultura

18/06/16 às 01:11

Festival de Quadrilhas bota Rondonópolis pra dançar

Nascido no Araguaia, competição vai até final de julho e reunirá 24 equipes de dançarinos

Enock Cavalcante da Editoria Diário de Cuiabá

Edição para Agua Boa News, Clodoeste Kassu

Imprimir Enviar para um amigo
Festival de Quadrilhas bota Rondonópolis pra dançar

Ano passado foram 12 grupos participando da disputa. Este ano, já são 24 equipes inscritas e a festa chega ao Sul do Estado, animando Rondonópolis neste final de semana

Foto: Mayke Toscano/Gcom

Uma grande festa popular que, finalmente, começa a receber a atenção e os investimentos que merece. Começa neste final de semana, em Rondonópolis, e vai até julho. É a edição 2016 do Festival Mato-grossense de Quadrilhas.

Esse grande projeto musical nasceu no Araguaia, a partir das comunidades de migrantes nordestinos e agora, graças aos investimentos da Secretaria de Cultura, comandada pelo maestro Leandro Carvalho, ganha neste ano de 2016 um alcance maior, mas sem negar suas origens. Quase todas as etapas da festa continuam sendo realizadas na região do Araguaia, e a grande final está marcada para os dias 22, 23 e 24 de julho, no município de Ribeirão Cascalheira. Sim, neste período junino Mato Grosso começa a rivalizar com o Nordeste.

Para organizar o evento foi até criada até uma Federação Mato-grossense de Quadrilhas, com apoio do Governo do Estado. A festa deste ano contará com 24 equipes inscritas e deve mobilizar mais de mil participantes, entre quadrilheiros e organizadores. Para incentivar ainda mais todos os envolvidos, a premiação este ano atinge o valor total de R$ 50 mil. Mas autoridades estaduais e municipais cada vez mais percebem que uma evento como esse é uma forma bonita e animada de enfrentar a crise e garantir saldos para setores importantes para a economia, como o turismo e o comércio, além de fortalecer a integração regional.

A primeira etapa do evento, que marca o início das disputas por polos, neste final de semana, está acontecendo no município de Rondonópolis, contemplando pela primeira vez as equipes da região Sul do Estado.

No próximo dia 25 de junho, o Festival vai se desdobrar na região do região Araguaia, com as apresentações acontecendo no município de São José do Xingu, seguidas pelas etapas decisivas nos municípios de Bom Jesus do Araguaia (2 de julho); Nova Xavantina (9 de julho) e General Carneiro (16 de julho).

A grande final, que reunirá os melhores grupos selecionados nas etapas anteriores, premiará os cinco melhores participantes, e acontecerá nos dias 22, 23 e 24 de julho, no município de Ribeirão Cascalheira. Conta-se com a possibilidade de que a festa seja fortalecida com uma grande atração nacional para ampliar ainda mais a atratividade para o público da região.

De acordo com a presidente da Federação Mato-grossense de Quadrilhas Juninas, Marta Negrão, para chegar à final os quadrilheiros não devem poupar carisma, entrosamento e dedicação à dança. Entre os pré-requisitos que serão avaliados pelos jurados também estão figurino, coreografia, casamento, casal de noivos, rei e rainha e marcadores.

O Festival de Quadrilhas já vem sendo realizado há mais de 15 anos, e se constitui em uma grande festa popular, um dos eventos mais esperados pela população e já faz parte do calendário cultural do Araguaia. Além de manter viva uma tradição local enraizada nas comunidades, as competições de quadrilhas do Araguaia movimentam

Entre os objetivos do evento estão esforço para manter viva a cultura junina e fazer com que ela sobreviva por gerações.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet