Notícias / Cultura

08/06/16 às 22:22 / Atualizada: 08/06/16 às 22:28

A Cultura do Estupro: quando a sociedade é uma estupradora em potencial - video

Jornalistas Livres

Edição para Agua Boa News, Clodoeste Kassu

Imprimir Enviar para um amigo
A Cultura do Estupro: quando a sociedade é uma estupradora em potencial - video

Márcia Tiburi

Foto: Reprodução

A expressão "Cultura do Estupro" está relacionada a naturalização com que a sociedade, e especialmente o homem, encara a violência sexual dirigida a mulher.

Artista plástica, professora de filosofia e escritora, Márcia Tiburi faz uma reflexão sobre o tema e mostra o quanto a sua naturalização representa uma maneira de continuar violentando a vítima mesmo após o ato físico:

"A cultura do estupro seria aquele nosso modo de viver, que inclui o nosso pensar e o nosso agir, no qual o estupro foi naturalizado. Isso quer dizer que o estupro seria algo tão banal, tão corriqueiro, tão comum, que nós já não nos preocuparíamos com ele.

Em outras palavras, a sociedade que nesse momento está muito comovida, de um modo geral não se preocupa com o estupro. Sempre que um caso de repercussão ganha atenção da grande mídia ou das redes sociais, todos, no entanto, se manifestam indignados, inclusive aqueles que estão inseridos e incentivam aquilo que a gente tá chamando aqui de cultura do estupro.

Quando passa a comoção, a mesma sociedade passa novamente a desconsiderar a existência de estupros."

Confira a fala completa no vídeo.

Vídeo Relacionado

comentar1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Joao, em 23/06/17 às 08:45

    dilma a estupradora de mentes: papinho charlatão, furado, embuste. Brasil só feiúra: poluição, sujeira, papel na rua, pichação-Sampa, música decadente, ruim, brega, PT, PSOL, Direita-burra. Chance de vigarista-charlatão tomar Poder. Para PT todos são errados. Eles são os “bons”. ORCRIM usou lavagem cerebral. São PeTralhas: Henrique Amorim, Mídia Ninja, Nassif, blogs. Lavagem Cerebral: PT, alunos UFMG, atriz de teatro. Anos de lavagem cerebral. Por 13 anos! Lavagem-cerebral, tb dita “Estupro da Mente” ou Reeducação Ideológica, é o que PT usa dia-noite, sem parar, Mídia Social, escolas, blogs, UFMG

 
 
 
Sitevip Internet