Notícias / Saúde

07/06/16 às 11:40

Goiânia - Bebê com doença rara no intestino precisa de doações de sangue

Família faz campanha nas redes sociais para tratamento nos Estados Unidos. Miguel aguarda transferência para RS, onde será avaliado por especialista.

Do G1 GO

Edição para Agua Boa News, Clodoeste Kassu

Imprimir Enviar para um amigo
Goiânia - Bebê com doença rara no intestino precisa de doações de sangue

Foto: Reprodução / Facebook

A família do bebê Miguel Ferreira, de 3 meses, que luta para fazer um transplante de intestino nos Estados Unidos, disse que ele precisa com urgência de doação de sangue do tipo B negativo. Ele está internado no Hospital Materno Infantil, em Goiânia, e, segundo a família, deve ser transferido a qualquer momento para o Hospital da Criança, em Porto Alegre.

Por se tratar de um tipo de sangue raro, a mãe do bebê, a vendedora Ariele Ferreira, pede que a população ajude fazendo doações no Hemocentro de Goiânia, que fica no Setor Oeste. “Ele está recebendo plaquetas e plasmas de doze em doze horas. Agora a gente está implorando para as pessoas irem e fazerem esta doação pra gente porque não é fácil conseguir”, afirmou.
 
O bebê sofre de uma síndrome rara chamada Apple Peel, ou Atresia Jejunal, que impede que ele faça digestão dos alimentos por ter intestino muito fino.

Segundo os parentes, único tratamento é a operação, que não é feita no Brasil. A cirurgia custa R$ 6 milhões. Diante disto, a família está realizando uma campanha nas redes sociais para arrecadar dinheiro para viabilizar o tratamento.

De acordo com a diretora técnica do Materno Infantil, Sara Gardênia, para que Miguel tenha o tratamento adequado ele precisa ser transferido. “Com o serviço que nós temos aqui a gente não tem como dar continuidade ao tratamento dele. Nós não temos capacidade técnica para realizar isso aqui no estado de Goiás”, afirmou.

Os parentes criaram páginas e comunidades em redes sociais para buscar ajuda e até imprimiram um folheto com informações sobre a síndrome do bebê e dados da conta bancária do pai do garoto para doações. Eles também abriram uma campanha em um site de financiamento coletivo para que as pessoas contribuam com a causa.
 
Família do bebê Miguel pede ajuda para levar bebê aos EUA para passar por cirugia (Foto: Reprodução)Família do bebê Miguel pede ajuda para levar bebê aos EUA para passar por cirugia
(Foto: Reprodução)

 
A mãe disse ainda que, para conseguir autorização para que o Miguel seja levado ele precisa ser avaliado por uma médica em Porto Alegre (RS), que vai determinar se ele tem condições de fazer a viagem e pode passar pela cirurgia. “Vaga lá ele tem, mas precisamos conseguir que o governo banque a cirurgia dele. Fizemos uma pesquisa e a operação custa R$ 6 milhões e não teríamos condições de pagar”, afirmou.

O Ministério da Saúde informou ao G1 por meio de nota que o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento especializado para pacientes com a síndrome.

O texto diz que o transplante "é financiado com recursos do Ministério da Saúde por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi)", no entanto, ressalta que "No Brasil, três hospitais estão autorizados a realizar o procedimento: Albert Einstein, Sírio Libanês e HC da USP".

O órgão afirma ainda que "A efetivação do procedimento depende de avaliação do paciente por equipe multidisciplinar especializada e a inclusão dele no fluxo de encaminhamento do Sistema Nacional de Transplantes, envolvendo as Centrais Estaduais de Transplantes (CNCDO – Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos)".

Acesse a página para contribuição AQUI

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet