Notícias / Aventuras

06/06/16 às 21:49 / Atualizada: 06/06/16 às 22:00

Qual seu objetivo ao fazer um intercâmbio? Saiba como escolher a melhor opção

Marina Fernandez

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Qual seu objetivo ao fazer um intercâmbio? Saiba como escolher a melhor opção

Foto: Reprodução

O intercâmbio é uma experiência que vem sendo cada vez mais valorizada, graças a todo o crescimento pessoal, acadêmico e profissional que ele pode trazer. Além de permitir que o viajante entre em contato com novas línguas e culturas, esse tipo de viagem também permite que sua visão seja ampliada, oferecendo uma vivência de superação relacionada a tudo que esta nova experiência possa oferecer.
 
Para que o intercâmbio seja ainda melhor aproveitado, é necessário que o pacote seja voltado para os objetivos do estudante. Ou seja, é necessário escolher, entre as diversas opções, qual é a aquela mais adequada aos seus planos, como intercâmbio de estudo de língua ou especialização em uma determinada área; sem contar a opção de trabalhar e assim conseguir uma experiência profissional no exterior, ou simplesmente para se manter durante o período em que mora fora.
 
Escolhendo o destino
 
Após selecionar qual é o foco do seu intercâmbio, é necessário pensar qual é o destino que oferecerá as melhores opções. Ou seja, se você deseja estudar inglês, o ideal, entre as diversas opções, é buscar um lugar onde você possa praticar a língua nas situações do dia a dia. Se a sua opção é estudar o italiano ou o alemão, suas alternativas ficam restritas ao país de origem da língua, mas ainda assim é possível escolher entre as diversas cidades e regiões da nação.
 
Se você deseja estudar uma área específica, é válido conhecer as universidades e institutos ao redor do mundo em que haja uma pesquisa nesse setor. Tecnologia e comunicação, por exemplo, são áreas muito fortes em países de língua inglesa, como os Estados Unidos, enquanto arquitetura é bastante valorizada na Itália. Porém, ao procurar pesquisas sobre o campo em que você deseja se especializar, é sempre possível ver novidades e assim fugir do óbvio, o que poderá render até mesmo mais economia no momento de fechar a sua matrícula e o seu programa de intercâmbio.
 
Há também os programas que preveem um trabalho em uma instituição, casa de família ou até mesmo em outros empreendimentos. Para esses casos é importante buscar os destinos que tenham uma política bem definida sobre trabalho para estudantes em intercâmbio. Por isso, essas modalidades de viagens para Austrália, Irlanda e até mesmo certas partes dos Estados Unidos têm feito mais sucesso, ajudando o estudante a se manter em outro país ao mesmo tempo que pratica seus conhecimentos linguísticos e passa o dia a dia imerso na cultura daquele lugar.
 
O tempo fora de seu país
 
Um outro fator determinante ao seu intercâmbio é o tempo que você escolheu para ficar fora. Entre os principais motivos que levam uma pessoa a ficar mais ou menos tempo no seu destino está o valor que ela está disposta a investir na experiência, além do período que ela tem disponível para ficar em outro país.
 
Por isso existem desde programas curtos que duram de uma a duas semanas, até aqueles com durações mais longas, chegando a mais de um ano – pensados principalmente para quem deseja fazer cursos profissionalizantes no exterior.
 
Isto também pode depender do nível de conhecimento e prática que você já possui com a língua e o tempo que se dedicará a estudá-la no destino. Quanto mais aulas ou mais elevado for seu conhecimento, você sentirá uma melhora mais rápida, podendo optar por programas com durações menores, que mesmo assim serão bem aproveitados para a sua evolução.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet