Notícias / Saúde

05/06/16 às 09:49

Alguns cuidados simples podem evitar que a gastrite se torne uma úlcera

Tabata Mertz

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
A gastrite é uma das doenças mais comuns que envolvem o sistema gastrointestinal e seus sintomas principais são sensação de queimação e dores no estômago, além de náuseas e refluxos, causados por uma inflamação aguda nas paredes estomacais.

Uma das causas mais comuns dessa doença é a bactéria Helicobacter pylori, que se hospeda no estômago e estima-se que cerca de 80% dos brasileiros estejam infectados por ela, porém é prejudicial para cerca de 5 a 15% dessas pessoas. Essa bactéria acaba enfraquecendo a mucosa estomacal,  possibilitando que o suco gástrico machuque as pareces do estômago.

Alguns cuidados, além do acompanhamento médico e da utilização de medicamentos adequados como o omeprazol, podem auxiliar a reduzir os sintomas e contribuir para a melhora de uma crise de gastrite. Mastigar bem a comida, por exemplo, contribui com o processo digestivo, já que é necessária uma menor quantidade de suco gástrico para digerir a comida. Evitar alimentos muito gordurosos também contribuem com a redução dos sintomas desagradáveis decorrentes de um quadro de gastrite, pois o processo de digestão desses alimentos é ainda mais lento.

Moderar o consumo de café e bebidas alcoólicas também é uma importante medida para evitar a evolução de um quadro de gastrite para uma úlcera, um machucado mais profundo no estômago e que tem como sintomas vômito, fezes com a presença de sangue e febre. O tratamento da úlcera é ainda mais complexo que o de uma gastrite, portanto é importante iniciar o tratamento o quanto antes.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Nilton Moreira

Alimenta o tráfico

         Discute-se porte e posse de drogas. Lembremos que quem alimenta os traficantes enriquecendo-os, tornando-os poderosos, com tentáculos na máquina estatal, capaz de corromper, são exatamente os...

 
 
 
 
Sitevip Internet