Notícias / Saúde

02/06/16 às 15:53

Hospital Santa Rosa realiza cirurgias em tempo real para encontro de especialistas

ZF Press

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Hospital Santa Rosa realiza cirurgias em tempo real para encontro de especialistas

Foto: ZF Press

Na manhã desta quinta-feira (02), o Hospital Santa Rosa protagonizou um importante momento da medicina nacional: realizou um procedimento cirúrgico de colectomia – retirada parcial ou total do intestino grosso – com transmissão online, e em tempo real, aos mais de 200 participantes do 1º Congresso Centro-Oeste da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica e 1º Congresso Mato-Grossense de Coloproctologia.

Os Congressos começaram hoje e vão até o próximo dia 04 de junho no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá. Ao todo, serão quatro cirurgias transmitidas em tempo real direto do Hospital Santa Rosa, e todas acontecerão nesta quinta-feira e servirão de case para serem debatidas durante o encontro.

Conforme o diretor-geral do Santa Rosa, José Ricardo de Melo, o hospital tem se preocupado em investir e incentivar o uso de novas tecnologias para o desenvolvimento da medicina. “Desta forma integramos o conhecimento e contribuímos para a evolução da medicina. O mais interessante neste momento de hoje é que conseguirmos levar o conhecimento a um grande número de estudantes de medicina, que participam dos Congressos”, disse.

Ainda hoje, a partir das 14h, será realizada uma gastrectomia (remoção parcial ou total do estômago), e uma esofagectomia (remoção parcial ou total do esôfago). Cada cirurgia dura em média de três a quatro horas.
Segundo o diretor Médico do Santa Rosa, Cervantes Caporossi, a unidade assume um papel relevante para o desenvolvimento científico, quando disponibiliza seu corpo clínico para procedimentos delicados e de fundamental relevância para a concretização de avanços no combate e prevenção ao câncer do intestino. 

Os debates terão a participação de profissionais ligados à cirurgia coloproctológica e oncológica, como também de médicos residentes, estudantes, pesquisadores, laboratórios e interessados.

Cervantes chama a atenção para a participação da professora Doutora Angelita Gama, presidente da Associação Brasileira de Prevenção de Câncer de Intestino (ABRAPRECI) e uma das mais renomadas cirurgiãs da Medicina Brasileira. A associação percorre o Brasil promovendo campanhas de conscientização sobre o câncer de intestino, inclusive com a demonstração de uma replica gigante do intestino grosso.

A cerimônia social de abertura do evento será às 20h, com palestra magna da Drª Angelita Habr Gama, no Auditório das Flores, Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.
  • Hospital Santa Rosa realiza cirurgias em tempo real para encontro de especialistas
  • Hospital Santa Rosa realiza cirurgias em tempo real para encontro de especialistas
  • Hospital Santa Rosa realiza cirurgias em tempo real para encontro de especialistas
  • Hospital Santa Rosa realiza cirurgias em tempo real para encontro de especialistas

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet