Notícias / Esportes

21/07/15 às 18:43

Saiba qual é o tênis indicado para cada tipo de esporte

Aprenda como escolher um modelo que combine com sua modalidade

Aileen Rosik

Água Boa News

Imprimir Enviar para um amigo
Corrida, futebol, vôlei, basquete e academia são as atividades mais populares entre os brasileiros quando o assunto é exercício físico. Muito se fala sobre a importância de evitar o sedentarismo, mas, às vezes, outros tópicos relevantes são deixados de lado.
 
A escolha do tênis adequado é tão importante quanto a própria prática do esporte, já que algumas lesões no joelho, tornozelo e quadril podem ser evitadas apenas com o calçado ideal.
Existem diversos modelos para cada tipo de esporte, então confira quais são os elementos indispensáveis para uma prática mais segura e saudável:
 
Corrida
Antes de mais nada, é necessário saber qual é o seu tipo de pisada: pronada, supinada ou neutra.
 
A pronada é conhecida por forçar a parte interna do pé e do tornozelo, enquanto a supinada é exatamente o seu oposto, ou seja, a pisada é para fora. A neutra, como o próprio nome já sugere, é aquela que possui um nível ideal de pronação e supinação.
 
O tênis para corrida deve possuir amortecedores, assim como estes, para absorver os impactos do solo, mas as molas não devem ser largas ou espaçadas, mantendo a estabilidade.
 
Academia
Os melhores modelos para utilizar na academia são aqueles feitos a partir de materiais como o couro e o nylon, porque dão mais sustentação aos pés e controlam a umidade no interior do calçado.
 
Compre o par de tênis quando o corpo estiver mais inchado para evitar desconforto e deformações nos dedos.
 
Futebol
Como há a necessidade de se deslocar em alta velocidade no gramado, deve ser prezada a aderência ao solo na hora de escolher um modelo. As travas do solado precisam ser proporcionais ao campo: quanto mais alta estiver a grama, maior será a trava.
 
Não escolha números maiores que o seu pé, neste caso, o tênis deve ficar mais justo para evitar lesões.
 
Vôlei
Quando o jogador de vôlei salta, há um maior esforço na ponta dos pés, portanto é nesta área que deve estar a maior concentração de amortecedores. A sola deve ser de borracha e apresentar ranhuras para garantir maior segurança.
 
Basquete
Cano alto e solado com espirais que formam um grande círculo na parte dianteira do tênis são as características adequadas. As espirais facilitam o movimento de rotação do jogador e o cano mais alto evita lesões no tornozelo.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet