Notícias / Saúde

01/06/16 às 11:30

Dieta adequada pode ajudar diabéticos

Marina Fernandez

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
A diabetes é uma doença crônica, desencadeada pela falta de insulina no corpo. A insulina é um hormônio que influencia no bom funcionamento do organismo, já que é ele que controla e equilibra a quantidade de glicose na corrente sanguínea. Quando sua produção é deficitária, o nível de glicose aumenta, causando danos se permanecer assim por muito tempo.
 
A alimentação balanceada é um aspecto fundamental para o controle deste problema. Mesmo sendo uma condição crônica, é possível saborear diversos tipos de comidas e levar uma vida normal, ao contrário do que muitas pessoas pensam. Ter consciência da dieta que se deve fazer e praticar exercícios físicos regulares também ajudam a conviver com a diabetes.
 
Um dos cuidados fundamentais para que você consuma itens que não aumentem a glicose no seu sangue é conhecer o Índice Glicêmico (IG) dos alimentos – ou seja, a concentração de açúcar que cada um possui. Desta maneira, é possível escolher aqueles que contam com uma quantidade menor de IG e, portanto, não colocam em risco a sua saúde.
 
Pensando no seu bem-estar, separamos algumas dicas de alimentação para diabéticos. Vale lembrar que nenhum alimento sozinho conseguir agir de maneira eficaz no corpo humano. Em todos os casos, a dieta balanceada deve vir acompanhada de exercícios físicos periódicos e uma mudança em seu estilo de vida, optando por aquilo que contribui para a boa saúde.
Frutas
As frutas, por terem frutose, podem elevar o índice glicêmico. Por isso, elas devem ser ingeridas com cautela e em poucas quantidades. Mesmo assim, são essenciais como fonte natural de nutrientes e vitaminas, que o corpo necessita para o seu bom funcionamento. O indicado é que sejam escolhidas aquelas com o IG menor, conforme a recomendação médica.

Leguminosas
As leguminosas, assim como os vegetais, são ideais para todas as pessoas, por serem fontes de fibras e micronutrientes. Para os diabéticos, eles se tornam uma saída para a obtenção dessas propriedades, já que o seu IG tende a ser mais baixo.

Fibras
As fibras são propriedades essenciais para a alimentação de um diabético, já que elas são capazes de regular o intestino, facilitar a digestão e controlar a liberação de açúcar no organismo. Desta maneira, elas podem auxiliar no equilíbrio da glicose que está presente em seu corpo.
 
Além disso, as fibras permitem que você coma menos, já que a sensação de saciedade se torna maior, se comparada a outros tipos de alimentos. Desta forma, ela pode contribuir para uma dieta balanceada e para a perda de peso.

Proteínas
As proteínas são fontes de micronutrientes e vitaminas do complexo B, sendo essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Alguns médicos e nutricionistas indicam especialmente as carnes brancas, a carne vermelha magra e os peixes ricos em gordura para os diabéticos.
 
Vale lembrar que o modo de preparo dos alimentos é fundamental para que mantenham suas propriedades e consigam fornecer ao corpo o que é necessário. Também é preciso consultar a opinião de um profissional sempre que for necessário e quando houver dúvidas sobre algum tipo de alimento.

Carboidratos
Apesar de estarem entre os alimentos com maiores índices Glicêmicos, os carboidratos são fundamentais para que o organismo consiga estocar energia. Como é possível obtê-los? Por meio do consumo de aveia, arroz integral, massas, pães, dentre outros, lembrando que o consumo de todos os tipos de massas deve ser feito com cautela.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet