Notícias / Notícias Gerais

01/06/16 às 08:21

Governo e sindicatos voltam a se reunir quinta para discutir RGA

Nadja Vasques | Sefaz-MT

Edição para Agua Boa News, Clodoeste Kassu

Imprimir Enviar para um amigo
Governo e sindicatos voltam a se reunir quinta para discutir RGA

Foto: Gcom

O Governo do Estado e o Fórum Sindical voltam a se reunir na quinta-feira (02.06) para discutir uma nova proposta que será apresentada pelo governo em relação ao pagamento da Revisão Geral Anual (RGA). O adiamento foi necessário porque nesta quarta-feira (1º), o secretário de Fazenda, Paulo Brustolin, estará em Brasília para uma reunião extraordinária do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que tem como pauta a renegociação da dívida dos estados. O resultado da reunião pode alterar a proposta que já estava sendo elaborada pelo governo e seria apresentada nesta terça-feira aos líderes sindicais.

Segundo o secretário da Casa Civil, Paulo Taques, a Câmara Fiscal estava no meio do estudo para a contrapartida que seria anunciada pelo governo em relação ao pagamento da RGA quando recebeu a informação da reunião do Confaz em Brasília, que será realizada na Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e pode contar com a presença do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. Além disso, também foi confirmada para esta quarta-feira, em Brasília, o encontro do governador Pedro Taques com o presidente interino Michel Temer.     

“Não achamos correto fazer uma contraproposta hoje e retirá-la amanhã, por fatores externos, que podem interferir na negociação. Seria um desgaste desnecessário”, afirmou Paulo Taques. O secretário da Casa Civil destacou que a intenção do governo não é protelar o debate e muito menos ganhar tempo e ressaltou que apesar do bom relacionamento entre Pedro Taques e Michel Temer, os problemas de Mato Grosso e do Brasil serão tratados como prioridade.

O secretário de Fazenda, Paulo Brustolin, explicou aos sindicalistas que dos 27 estados brasileiros que participarão amanhã da reunião extraordinária do Confaz, apenas dois estão discutindo pagamento de RGA: Mato Grosso e Paraná. Disse ainda que o país atravessa a maior crise dos últimos 20 anos, tem hoje mais de 11 milhões de desempregados e lembrou que a renda média do brasileiro caiu 4% nos primeiros quatro meses de 2016. Já Mato Grosso registrou queda de R$ 110 milhões nas transferências de recursos da União no mesmo período.

Conforme Paulo Brustolin, a proposta de pagamento do RGA apresentada pelo governo, de 5% no total, sendo 2% na folha de pagamento de setembro e 3% no mês de janeiro, representaria um esforço fiscal de R$ 600 milhões. Porém, os sindicalistas não aceitaram e apresentaram contraproposta de pagamento total de 11,28% parcelado em quantas vezes fossem necessárias, desde que a última parcela figurasse ainda em 2016, e com retroatividade para maio. “A proposta que fizemos estava dentro da nossa realidade”, pontuou Brustolin.

A reunião entre governo e sindicatos está marcada para quinta-feira (2), às 16h, no auditório da Secretaria de Estado de Gestão (Seges), no Centro Político e Administrativo, em Cuiabá.


comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet