Notícias / Agronegócios

21/07/15 às 17:20

Hambúrguer suíno vence a 4º Gincana da Acrismat em Mato Grosso

O evento aconteceu nesta segunda-feira e reuniu as melhores receitas com a carne suína como ingrediente principal

Hambúrguer suíno vence a 4º Gincana da Acrismat em Mato Grosso

Sampaio Ricci

Com o objetivo de maximizar o consumo da carne suína no Estado, a Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) realizou, na noite desta segunda-feira (20.07), a 4º edição da Gincana o Melhor da Carne Suína Mato-grossense. O evento foi promovido em parceria com o Serviço de Aprendizagem Comercial de Mato Grosso (Senac/MT), no espaço Spekula Buffet, no Parque de Exposições Jonas Pinheiro.
 
O presidente da Acrismat, Raulino Machado, destacou a importância do evento na divulgação da carne suína em todo o Estado. “Essa parceria com o Senac/MT já trouxe resultados muito positivos para a suinocultura. O evento é uma excelente ferramenta de divulgação dos cortes de suínos por que reúne competidores que desenvolvem receitas alinhadas com a cultura gastronômica regional e são avaliados por uma comissão julgadora exigente,” destacou o presidente.
 
Para a diretora de Educação Profissional do Senac/MT, Márcia Vecchi, o evento proporcionou a abertura de novas oportunidades para aumentar o consumo da carne, junto aos donos de restaurantes, bares e alunos de gastronomia. “Essa parceria tem trazido uma visibilidade importante para o nosso trabalho, no segmento da gastronomia. Nós já levamos algumas atividades em parceria com a Acrismat para a unidade do Senac de Sorriso, além de parcerias com a Prefeitura de Cuiabá e o Governo do Estado, que tem como objetivo oferecer cursos para as agentes de nutrição e incluir a carne suína na merenda escolar,” disse Márcia Vecchi.
 
A primeira colocação ficou com o estudante egresso da Universidade de Cuiabá (Unic), Waldemar Untar de Oliveira. Untar buscou inspiração na moda dos hambúrgueres gourmet, presentes nos grandes centros. “Eu pensei em preparar um hambúrguer com um blend de queijos, um mais nobre que é o grana padana e um mais tradicional, a mussarela. Acrescentei o abacaxi caramelizado e cogumelo eryngui, que combinam muito bem com a carne suína e ficou um mix muito bacana,”  explicou Waldemar Untar.
  
A segunda posição ficou com o estudante do Senac, Alin Emil Pospecu Oncea, que preparou Joelho Suíno com Risoto de Jámon, um prato típico da Espanha, mas com algumas alterações para se adaptar ao paladar brasileiro. Já a terceira colocada, Letícia Cunha e Silva, egressa do curso de gastronomia do Senac, se inspirou num prato tradicional da culinária mexicana e preparou o Chilli Beans à Brasileira.
 
“Esse é um prato tradicional no México que encontrei a oportunidade de modificar a receita. Troquei a carne bovina pelo patinho suíno picado e dei um toque mais brasileiro com a pimenta malagueta, a pimenta jalapeno, feijão fradinho e pimentão para dar mais cores e sabor,” destacou Letícia Cunha.
 
Premiação
 
Todos os participantes e jurados receberam uma medalha de participação e os três primeiros colocados foram premiados com uma peça artesanal customizada. O 1º lugar ganhou uma viagem de dois dias para o Hotel-Escola Ilha do Boi, no Espírito Santo; o 2º colocado fará uma visita técnica ao Frigorifico Nutribrás e ensinará a receita em uma oficina no Senac de Sorriso. A terceira colocada ganhou um livro da editora Senac, Chef Profissional: Instituto Americano de Culinária.
 
Comissão Julgadora
 
Ariany Malouf, proprietária do restaurante Mahalo Cozinha Criativa; Eduardo José Magalhães, presidente do Sindicato Intermunicipal de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado; Gina Defanti, diretora da Revista Saboreie; Jaime Okamura, presidente da Sociedade Kuiabana dos Amigos do Turismo (SKAT) e presidente do Conselho das Entidades do Turismo do Estado de Mato Grosso; Lauristela Guimarães, diretora executiva da revista de Ecoturismo – Camalote; Luiz Fernando Medeiros Lima, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e Maria Alvaci Gomes Machado, representante da Acrismat.
  • Hambúrguer suíno vence a 4º Gincana da Acrismat em Mato Grosso
  • Hambúrguer suíno vence a 4º Gincana da Acrismat em Mato Grosso
  • Hambúrguer suíno vence a 4º Gincana da Acrismat em Mato Grosso

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet