Notícias / Negócios

25/05/16 às 08:26

Pessoas não deixam empresas, deixam gestores

Nos dias 09 e 10 de junho o programa Formação Avançadas de Líderes desenvolve gestores no Delmond Hotel em Cuiabá

Ícone Assessoria de Imprensa

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Pessoas não deixam empresas, deixam gestores

Lorena Lacerda

Foto: Assessoria

A falta de mão de obra especializada nas empresas já virou discussão batida. Entre as melhores estratégias para conquistar e reter os funcionários que fazem a diferença na equipe, Lorena Lacerda, diretora do Grupo Valure, chama atenção para o papel do líder nesse processo. De acordo com estudo publicado pela Universidade do Estado da Flórida 39% dos trabalhadores disseram que o seu supervisor não consegue cumprir as promessas.

“As pessoas não deixam empresas, deixam gestores. Ou seja, se comunicar efetivamente com seus empregados deve ser uma tática fundamental para a saúde da organização”, diz a especialista.

De acordo com a pesquisa, 27% também afirmaram que o seu supervisor fez comentários negativos sobre eles para os outros funcionários ou gerentes, 24% indicaram que o seu chefe invadiu sua privacidade e 23% disseram que seu supervisor culpava os outros para encobrir erros pessoais ou minimizar a situação.

“Ser líder é saber escutar ativamente, fazer perguntas, saber dar feedback, saber cobrar resultados, saber ajudar as pessoas se desenvolverem, ter uma visão mais ampla da situação, ser proativo, o que não são aspectos fáceis de se ter. E liderança não é algo fácil que se desenvolve rapidamente”, pontua.

Tem jeito?

Para Lorena, é necessário desenvolver os gestores, líderes das empresas. As empresas que conseguem formar os melhores líderes são aquelas que sabem identificar talentos, investem em retenção e sucessão. É o que indica um estudo do Hay Group, que pontuou as 10 melhores empresas para formar líderes no Brasil. Dessas 91% têm ações efetivas de desenvolvimento para profissionais de todos os níveis. Já entre as demais, só 63% fazem a mesma coisa.

Um exemplo para o desenvolvimento de gestores é a Formação Avançadas de Líderes do Grupo Valure. O único programa aberto do Centro Oeste que reúne treinamento com coaching e assessment, de forma a gerar mudança real de comportamento e líderes preparados para o desafio de gerenciar pessoas. A primeira turma do programa em Cuiabá inicia nos dias 09 e 10 de junho, das 8h às 18h, no Delmond Hotel.

“O programa, que é voltado para profissionais que atuem como gestores de pessoas há pelo menos dois anos, tem o intuito de preparar líderes para conseguir mais da equipe, com menos esforço”, explica Lorena.

São 80 horas de programa dividido em cinco módulos – autoconhecimento; inteligência emocional para liderança efetiva; comunicação para influência; líder coach, desenvolvendo talentos e alta performance – e seis horas de coaching individual.

“O programa tem três importantes pilares, o primeiro, conteúdo atualizado. Trazemos as principais escolas e teorias de liderança do Brasil e do mundo. O segundo é a prática, realizamos casos específicos, simulações e não dinâmicas de grupo. E o terceiro é a equipe, nossos consultores são líderes experientes e com conhecimento técnico. Além de serem ou já forem gestores”, ressalta Lorena Lacerda.

Para o gerente de planejamento e marketing da Tecnomapas, Jefferson Silveira, o curso vale a pena. “É fácil para quem tem dificuldades com sua equipe, assumir que precisa melhorar, mas, é difícil perceber isso. No primeiro módulo mudei completamente de ideia. O curso vale para todos”.
  • Pessoas não deixam empresas, deixam gestores

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet