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23/05/16 às 16:24

HUJM alerta contra golpes

Evânia Costa

AGUA BOA NEWS

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O Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM-UFMT/Ebserh) alerta quanto a golpes aplicados contra usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Um falso profissional pede dinheiro em troca de procedimentos realizados nas unidades de saúde, abordando familiares que estão fragilizados pelo estado de saúde de pacientes internados na UTI. Depois de vários casos terem sido denunciados pelo país, três tentativas de golpe foram registrados no hospital universitário, que estão sob investigação.

Uma das vítimas foi a família da professora doutora da UFMT, Joceli Fernandes, que alertou os parentes que essa prática não existe no hospital universitário. A enfermeira já trabalhou na unidade e pode evitar que o golpe fosse aplicado. Joceli sugeriu que, quando os golpistas voltassem a ligar, a conversa fosse gravada. Os áudios foram encaminhados à direção do Hospital e repassados a polícia. Com o intuito de prevenir este crime e alertar a população, o HUJM, junto aos demais hospitais da rede Ebserh, lançou, nesta segunda-feira (23), a campanha “Não deixem que roubem sua saúde”, enfatizando que todo tratamento no SUS é gratuito. Não há cobrança por nenhum procedimento, sejam consultas, internações e, muito menos, medicamentos.

“Familiares recebem uma ligação sensibilizando para pagarem procedimentos realizados pelo SUS, com ressarcimento posterior”, conta Maria de Fátima Carvalho Ferreira, responsável pela Divisão de Cuidados, que reforça o alerta. “A prática não existe nos hospitais públicos. Qualquer cobrança deve ser vista como suspeita”. A médica orienta a população que todas as informações relativas aos pacientes são fornecidas apenas pessoalmente, não existe a prática de repassar informações via telefone. Esse alerta é importante porque os golpistas utilizam-se de alguns dados relativos ao paciente para darem mais veracidade.

A ouvidora do HUJM, Jovanildes Fátima da Silva explica como as famílias devem agir caso sejam contatadas. O primeiro passo é ir à Ouvidoria e registrar sua denúncia. Em seguida, ela será encaminhada para a superintendência do hospital. Ao mesmo tempo, a família é orientada a registrar um boletim de ocorrência para iniciar as devidas investigações. “Não pode deixar de denunciar” enfatiza a ouvidora.
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