Notícias / Cidades

21/05/16 às 10:02

Aprovado projeto que prevê plantio de pequizeiros em praças de Goiânia

Vereadores foram favoráveis à medida, que aguarda sanção do prefeito. População diz que iniciativa vai ajudar a valorizar cultura e tradição goiana.

Fernanda Borges Do G1 GO

Edição para Agua Boa News, Clodoeste Kassu

Imprimir Enviar para um amigo
Aprovado projeto que prevê plantio de pequizeiros em praças de Goiânia

Projeto que prevê plantação de pequizeiros aguarda sanção, em Goiânia

Foto: Água Boa News

Um projeto de lei que prevê a plantação de pequizeiros em áreas públicas de Goiânia foi aprovado na Câmara Municipal de Vereadores. O autor da medida, o suplente Eudes Vigor (PSDB), diz que o objetivo é que a árvore típica do cerrado seja encontrada mais facilmente na capital. “O fruto dela, o pequi, é um símbolo do nosso estado. Porém, quase não conseguimos mais achar exemplares nas ruas. Precisamos mudar isso”, afirmou ao G1. O projeto aguarda análise do prefeito Paulo Garcia (PT).

Segundo a medida, o plantio dos pequizeiros (Caryocar Brasilienses) será feito em praças e outros locais determinados pela Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma). De acordo com Eudes Vigor, a iniciativa partiu de relatos, principalmente de turistas, que queriam ver uma árvore com frutos ao visitar a capital, mas não acharam.
 
“Sempre que vou para outros estados as pessoas falam de Goiás e o relacionam à música sertaneja e ao pequi. Porém, essa tradição está sendo perdida. Encontramos muito o fruto em conservas, ou vendido já pronto para o consumo, mas as pessoas precisam vê-lo ainda no seu  natural”, destacou o parlamentar.

Assim, o projeto foi aprovado pelos vereadores, no último dia 11, e agora aguarda a sanção do prefeito. “Esperamos que em breve ele se manifeste, mas tenho certeza de que a importância dessa medida será levada em questão. Além das melhorias para o meio ambiente, existe a questão cultural. O pequi é a cara de Goiás, é tradição, e precisa ser encontrado nas áreas públicas”, ressaltou.

A assessoria de imprensa da Prefeitura de Goiânia informou que o prefeito já recebeu o documento, mas ainda aguarda, dentro do prazo, um parecer da Procuradoria Geral do Município, da Amma e da Companhia Municipal de Urbanização (Comurg) para analisar a viabilidade.

Já o analista em obras e urbanista da Gerência de Arborização da Amma Leandro Georges disse que o órgão já se opôs a projetos semelhantes que pediam a plantação de árvores frutíferas em canteiros centrais de vias públicas. Porém, neste caso, desde que os exemplares sejam cultivados em praças e outros locais em que haja espaço, não há problemas.

“Por ter um fruto grande, os pequizeiros precisam estar em áreas seguras. Caso o prefeito sancione essa lei, vamos analisar quais são as áreas adequadas. Temos um viveiro que produz algumas espécies nativas do cerrado e, entre elas, está o pequi. Mas tudo depende de uma análise detalhada sobre a questão, o que ainda será devidamente divulgado”, destacou.
 
Comerciante Eurípedes Cândido da Silva, de 71 anos, que vende pequis, aprova projeto, Goiás (Foto: Fernanda Borges/G1)Eurípedes, que vende pequis em conserva, diz que projeto ressalta tradição 
(Foto: Fernanda Borges/G1)

 
Tradição
O pequi é muito utilizado na culinária goiana, desde o fruto em si até o seu óleo. Mas mesmo quem não aprecia muito o sabor marcante, acha importante que os pequizeiros sejam plantados em áreas públicas por questões culturais.

“Eu não gosto muito, mas realmente o pequi é um símbolo do estado. Realmente faltam exemplares nas ruas e acho bacana que essa espécie seja cultivada. Muita gente compra mudas e leva para fazendas, para o interior, mas a capital precisa ter esse símbolo”, disse o vendedor de flores Bruno Soares de Souza, de 19 anos.

 
"Realmente faltam exemplares nas ruas e acho bacana que essa espécie seja cultivada"
Bruno Soares, vendedor de flores
 
Já para o vendedor Manassés Teles Fragoso, de 18, todas as medidas voltadas ao meio ambiente devem ser consideradas. “Nem sempre o plantio de uma determina espécie será bom, pois pode ter riscos, mas nesse caso acho que será muito importante. E vai ajudar muito a manter a tradição”, disse.

O comerciante Eurípedes Cândido da Silva, de 71 anos, que trabalha vendendo pequis em conserva, diz que, quanto mais as pessoas provarem, mais esse fruto será procurado nas suas mais diversas variações. “Muita gente vê a conserva e, se nunca provou, fica na dúvida. Então, quando mais ele puder ser encontrado pela cidade, ainda no pé, mais gente vai gostar. Sem contar os turistas. Por isso, acho muito importante esse projeto”, afirmou.

A vendedora Sonete Rodrigues, de 39 anos, também apoia o projeto, mas ressalta que as árvores não podem ser plantadas em qualquer lugar. “O fruto é grande e pode até machucar alguém ou gerar um dano material. Por isso, acho legal que isso seja estudado direito. De qualquer forma, acho que foi uma iniciativa excelente”.

Já o aposentado Mauro Lelis de Lima, de 69 anos, diz que gosta muito de pequi, mas acredita que os vereadores deveriam se preocupar com outros problemas atuais. “A gente precisa de melhoria na educação, saúde. Sei que as questões culturais são importantes, mas precisamos de muito mais do que isto. Mesmo assim, espero que os pequis tenham vida loga”, disse.
 
Pequis são muito usados na culinária goiana: 'Tradição', diz Eudes Vigor (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Pequis são muito usados na culinária goiana: 'Tradição', diz Eudes Vigor
(Foto: Reprodução/TV Anhanguera)


 
Vendedores de flores Bruno e Manassés dizem que pequizeiros são tradição goiana (Foto: Fernanda Borges/G1)Bruno e Manassés dizem que Goiânia precisa ter fruto símbolo do estado (Foto: Fernanda Borges/G1)

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet