Notícias / Justiça

20/05/16 às 17:47 / Atualizada: 20/05/16 às 23:38

MPF consegue prisão de acusados pela reinvasão de terra indígena Marãiwatsédé

Os presos já haviam sido denunciados à Justiça Federal em setembro de 2015

Assessoria MPF

Edição para Agua Boa News, Clodoeste Kassu

Imprimir Enviar para um amigo
MPF consegue prisão de acusados pela reinvasão de terra indígena Marãiwatsédé

Operação Borduna Marãiwatsédé

Foto: PF-MT

Na manhã desta sexta-feira (20/05), a Polícia Federal prendeu duas pessoas no município de Alto Boa Vista, acusadas de organizar a reinvasão da Terra Indígena Marãiwatsédé.

Os dois presos já haviam sido denunciados à Justiça Federal em setembro de 2015, juntamente com outras onze pessoas, por formarem uma associação criminosa responsável pela prática de diversos crimes durante o processo de desintrusão da terra indígena. Em reunião com o novo ministro da Justiça, no dia 13 de maio, lideranças indígenas manifestaram preocupação com o clima de tensão na Terra Indígena Marãiwatsédé.

A atuação articulada do poder público federal e da comunidade indígena xavante garantiram, nas últimas semanas, a segurança do território indígena ameaçado. Diante de claros indicativos da iminência de agressão ao território, a comunidade indígena manteve-se acampada no local de possível aglomeração dos invasores, evitando que o ato criminoso se consumasse. O Ministério Público Federal, a Funai e a Polícia Federal, após diligências na região, pediram na Justiça Federal providências para que cessasse a ação do grupo criminoso.

Ao apreciar o pedido, a Justiça Federal considerou haver provas substanciosas de que os suspeitos "sustentam firme e organizado intento criminoso de, muito em breve, promover nova invasão da área". Para evitar a reiteração criminosa e garantir a ordem pública, a Justiça expediu dois mandados de prisão preventiva, cumpridos nesta manhã em Alto Boa Vista. Forças policiais continuam na região acompanhando a situação.

Da redação ABN: Os nomes dos presos não foram divulgados.
  • MPF consegue prisão de acusados pela reinvasão de terra indígena Marãiwatsédé

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet