Notícias / Notícias Gerais

18/05/16 às 19:01

Veja alguns cuidados para tomar com seu carro durante o inverno e manter seu bom desempenho

Aline Matos

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Com a queda dos termômetros na maioria das regiões brasileiras, não são só as pessoas que sofrem alguns dos efeitos incômodos do frio. Muitos componentes de um automóvel também podem ter seu desempenho afetado  por causa das baixas temperaturas.
 
Apesar de alguns problemas automotivos típicos do inverno ter sido consideravelmente melhorados com as pesquisas e modernizações realizadas pelas montadoras, reunimos algumas dicas simples e úteis para evitar pequenos transtornos e inconvenientes relacionados ao funcionamento do carro e as baixas temperaturas.
 
Atenção à bateria
 
A bateria não é apenas o componente responsável pelo abastecimento dos diversos componentes eletrônicos do veículo, mas também é indispensável para o sistema de partida. Fique atento às condições do equipamento, como sua data de validade e estado de conservação.
 
Quem usa o carro com menor frequência deve fazer ao menos uma partida e deixar o veículo ligado por alguns minutos ao menos a cada 48 horas, garantindo o bom funcionamento do alternador e a recarga da bateria.
 
Verifique o reservatório de partida a frio
 
Veículos mais modernos, como por exemplo, os modelos da Citroën equipados com motores flex já contam com avanços tecnológicos no sistema de partida que dispensam o uso de gasolina no reservatório do motor. No entanto, linhas mais antigas, o abastecimento do tanque suplementar para partida a frio é indispensável para que o veículo não fique impossibilitado de iniciar o motor, ou mesmo sofra engasgamentos ou morra após os primeiros deslocamentos do dia.
 
Procedimento de partida
 
As partidas do motor devem ser feitas com calma e cautela, principalmente nos dias mais frios, em que a inicialização do motor pode levar um pouco mais de tempo.  É importante não forçar a chave até o final da ignição: é melhor aguardar o primeiro estágio do giro e verificar se os componentes elétricos estão respondendo, e, apenas em seguida finalizar o procedimento. Evite ligar o carro enquanto outros aparelhos elétricos estão funcionando, como o rádio, iluminação interna e faróis. Isso demanda um esforço maior da bateria e pode afetar o sistema de partida do veículo.
 
Não se esqueça do ar-condicionado
 
Apesar de não ser necessário nos dias mais frios, o ar-condicionado não pode ser esquecido durante todo o inverno. Para evitar que seus componentes ociosos se danifiquem por desuso, como no caso de suas borrachas, e também para promover a circulação uniforme de seu gás, ligue o ar-condicionado ao menos uma vez por semana, por aproximadamente 10 minutos.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet