Notícias / Cultura

18/05/16 às 15:38 / Atualizada: 20/05/16 às 12:52

Cidadania Rodante da Luz promove a reinserção social através da arte e cultura

Tabata Mertz / Mertz Assessoria1

ÁGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Promover ações de convívio e visibilidade social é o principal objetivo do projeto conhecido como Cidadania Rodante nas Ruas da Luz (Casa Rodante) que atua em parceria com o Programa De Braços Abertos, criado pela Prefeitura de São Paulo em 2014 para atuar, principalmente, com usuários de drogas, em grande parte álcool e crack.

O Programa De Braços Abertos promove a atenção integral para pessoas em situação de vulnerabilidade, garantindo moradia, alimentação, trabalho e cuidados com sua saúde física e psicológica. Já em seu primeiro ano de existência, o projeto reduziu 80% do fluxo de dependentes químicos no Centro de São Paulo, segundo dados da Secretaria da Saúde. O projeto é embasado em programas americanos e canadenses de inovação no tratamento aos dependentes químicos e pretende inspirar iniciativas similares em todo o Brasil.

Nesse contexto, surgiu o projeto Cidadania Rodante nas Ruas da Luz que, através de táticas itinerantes móveis, realiza diversas atividades como a construção de Painéis da Memória & Jornal Mural com colagem e pintura, intervenções artísticas com poesia urbana e literatura de rua, montagem de vasos grandes nas calçadas, dentre diversas outras ações, como a realização de sessões de cinema e roda de conversa.

Atitudes simples, como espalhar bancos pelas calçadas para que as pessoas simplesmente sentem e conversem, surtem um grande efeito quando o objetivo é a reinserção social de quem vive em situação de risco. Profissionais de saúde como psicólogos e ativistas do meio artístico contribuem para a criação dessas atividades semanais e projetos socioculturais mensais, integrando linguagens artísticas de rua com as pessoas que ali vivem, misturando-se a esse território tão cheio de memórias soterradas, descaso e violência, mas também resistência e esperança.
  • Cidadania Rodante da Luz promove a reinserção social através da arte e cultura

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet