Notícias / Agronegócios

18/05/16 às 08:35

IV CONAC - Palestras, dia de campo e lançamento de cultivar marcam programação do Congresso Nacional de Feijão-caupi

Com programação de quatro dias, o IV CONAC inclui 13 mesas redondas, oficina de negócios, lançamento de cultivar, exposições e um dia de campo

Pauta Pronta

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Durante quatro dias, a capital nacional do agronegócio, Sorriso (MT), será sede de uma ampla discussão sobre o feijão-caupi, uma variedade que se consolidou como opção durante a safrinha em várias regiões brasileiras. O IV Congresso Nacional de Feijão-caupi (CONAC) terá início no dia 7 de junho e na programação estão previstas mesas redondas, oficinas e dia de campo com a presença de palestrantes nacionais e internacionais. 

No dia 7, a partir das 18h, haverá a solenidade de abertura com a palestra “O Agronegócio do feijão-caupi no Brasil e no mundo”. A programação segue com a realização de sete mesas redondas ao longo do segundo dia. Entre os temas estão: “Melhoramento genético do feijão-caupi no mundo”; “Controle alternativo de pragas em feijão-caupi”; “A irrigação na cultura do feijão-caupi”; “Aspectos fitotécnicos da cultura do feijão-caupi”; “O feijão-caupi como alimento funcional”; “Defensivos agrícolas para a cultura do feijão-caupi” e “Tecnologias no processamento de feijão-caupi”.  

Todas as mesas terão de dois a três temas relacionados que serão apresentados por pesquisadores e representantes da iniciativa pública e privada. Também no dia 8 de junho haverá um dos pontos altos do evento. A partir das 9h45 será lançada a cultivar BRS Imponente, no estande da Embrapa. A cultivar é mais um resultado do Programa de Melhoramento Genético do Feijão-caupi, coordenado pela Embrapa Meio-Norte, em Teresina (PI).

A organização também preparou para o dia 8 de junho uma oficina de negócios voltada para representantes de empresas dos segmentos de produção e comercialização de grãos, semente ou derivados, do Brasil e do exterior. A oficina terá início às 8h, com a palestra “Desafios e oportunidades no mercado de feijão-caupi - Potencial do feijão-caupi no mercado de alimentos”.

No dia 9 de junho, outras seis mesas redondas farão parte da programação científica do IV CONAC, tendo início às 8h. Entre os temas, serão abordados “Oportunidades de mercado no Brasil e no mundo”; “Inoculantes em feijão-caupi”; “Perspectivas de utilização de OGM’s em feijão-caupi”; “Adubação mineral em feijão-caupi”; “Feijão-caupi na agricultura familiar”; “A Produção de feijão-caupi sob a ótica do produtor”.

Às 19h será realizada uma assembleia geral e o encerramento da programação científica do IV CONAC. No entanto, um dos eventos mais aguardados na programação do Congresso será realizado no dia 10 de junho. A partir das 8h, terá início o Dia de Campo “Tecnologias para plantio, manejo e colheita da cultura do feijão-caupi, com visitas às seguintes estações experimentais: Cultivares/população de plantas; Inoculantes; Manejo de ervas daninhas e Colheita da cultura do feijão-caupi.

As inscrições para o Congresso Nacional ainda podem ser feitas pelo endereço:  http://www.conac2016.com.br/index.php/pt/inscricoes. A programação completa do evento está disponível no site: www.conac.com.br
 
 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet