A presidente Dilma Rouseff liberou R$ 410 milhões para investimento no Matopiba. O anúncio foi feito pelo governador do Piauí, Wellington Dias, durante o o Simpósio Municipal de Desenvolvimento Regional do Matopiba (PDA- Matopiba) realizado na cidade de Corrente (PI) nesse sábado, 18. Os recursos são para área energética, disse o governador.
O Simpósio teve como principal objetivo promover articulações, debates e providências em torno da formulação de diretrizes, objetivos e metas do Plano de Desenvolvimento Agropecuário do Matopiba, lançado pelo governo federal. O evento teve mais de 200 inscritos entre produtores, trabalhadores, professores, estudantes e outros segmentos vindos de municípios da região e do estado do Tocantins.
METAS
Wellington Dias apresentou durante o evento as metas, projetos e ações a serem desenvolvidas para que haja o desenvolvimento econômico e sustentável no estado. “No primeiro semestre tivemos um crescimento de 5,1% na economia e isso é significativo para o estado. Temos desafios para o escoamento da produção da agricultura e para isso é necessário investimentos em rodovias, ferrovias, hidrovias fazendo ligação com os estados de Tocantins e Bahia. A presidente Dilma Rousseff liberou R$ 410 milhões para investimentos do Matopiba na área energética aumentando a carga elétrica dessa região, trazendo investidores”revela.
O chefe do executivo acrescentou que o Estado vive um momento importante e que a presidente e a ministra foram as responsáveis por olhar para o crescimento do Piauí. “O Piauí vive um momento de representatividade. Estamos tendo um olhar da presidente Dilma e da ministra Kátia para o nosso estado que tem um grande potencial e que não tinha tido esse olhar. Agora estamos tendo essa oportunidade e iremos fazer a nossa parte, pensar Matopiba e ter esse olhar para a região com um plano de potencial do municípios”, explicou.
PRESENÇAS
O evento, que é uma realização do Governo do Estado por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural em parceria com a prefeitura e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPI), contou com a presença da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Kátia Abreu; do secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Francisco Limma; da vice-governadora, Margarete Coelho; do presidente da Codevasf, Felipe Mendes; além de autoridades federais, estaduais e municipais.
A ministra Kátia Abreu, em seu pronunciamento, revelou que o governo federal irá apoiar o desenvolvimento sustentável dos produtores do Matopiba e exaltou a liferança de Wellington Dias.
“O Matopiba veio corrigir erros do passado e está amparado em três focos de desenvolvimento como infraestrutura; inovação, tecnologia e qualificação profissional e classe média. Nessa fronteira do desenvolvimento devemos destacar o que é vocação e o que o mercado precisa respeitando as características de cada estado. E, aqui, elogio Wellington Dias por dividir com seus companheiros as possibilidades de levar de porta em porta esse desenvolvimento” frisou. (Com informações da secom do governo do Piauí)